Conteúdo da Notícia

Crianças e adolescentes acolhidos participam de atividades com pretendentes à adoção

Crianças e adolescentes acolhidos participam de atividades com pretendentes à adoção

Ouvir: Crianças e adolescentes acolhidos participam de atividades com pretendentes à adoção

Um grupo de 13 crianças e adolescentes, com idades de 6 a 16 anos, acolhidos na Casa do Menor São Miguel Arcanjo e Abrigos 1 e 2, em Fortaleza, participaram na manhã desta sexta-feira (07/02) de uma série de atividades com pretendentes à adoção. Foi a primeira visita guiada em 2020, que tem como objetivo proporcionar divertimento aos jovens e promover a sensibilização em relação à adoção tardia. A iniciativa é uma parceria entre o Judiciário estadual e a Defensoria Pública do Ceará.
Um dos participantes, Arlindo Bernardo, disse que havia definido no perfil de adoção uma criança com idade de 6 a 9 anos, mas que após a visitação estava pensando em mudar. “Agora eu e minha esposa vamos conversar para ver se mudamos o perfil, que eu acho que é isso que vai ocorrer”, revelou.
“Eu achei incrível e muito importante esse contato, porque humaniza o processo. Tô saindo daqui com o coração amolecido, se pudesse já sairia daqui com várias delas [crianças]”, afirmou o pretendente David Fama.
A juíza Mabel Viana Maciel, coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, destacou que o momento é a oportunidade para que pretendentes e crianças possam se conhecer e interagir. ”Queremos proporcionar lazer e convivência entre eles e estimular os visitantes a repensarem o perfil escolhido para adoção”.
A chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, Débora Melo da Silva, informou que neste ano as visitas devem se tornar mais frequentes em virtude do retorno positivo que recebe dos pretendentes. “Queremos uma visita, pelo menos, a cada dois meses”.
Ela explicou que os participantes são pessoas já habilitadas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e que as visitações ocorrem com o acompanhamento de equipe do Juizado da Infância e Juventude da Capital, formada por psicólogos, educadores, assistentes sociais, além de membros da Defensoria Pública.
Na Capital, os interessados em adotar devem procurar o Setor de Cadastro de Adoção de Fortaleza, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua. O telefone de contato do setor é (85) 3278.3578.