Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário começa em setembro na Justiça de 2º Grau

Ouvir: Mutirão Carcerário começa em setembro na Justiça de 2º Grau

20.08.09
Os trabalhos do Mutirão Carcerário na Justiça de 2ª Grau do Estado terão início no próximo dia 1º de setembro. O anúncio foi feito ontem, 4ª.feira (19/08), em encontro que reuniu representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargadores das Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE).
De acordo com Erivaldo Ribeiro Santos, juiz auxiliar da presidência do CNJ, os processos pendentes no TJ/Ce, relativos a réus presos, serão encaminhados ao Fórum Clóvis Beviláqua e passarão por análise de defensores públicos e procuradores de Justiça. ?Serão examinados casos de cumprimento de pena, de progressão de regime e de relaxamento por excesso de prazo, por exemplo?, explicou o juiz.
Erivaldo Ribeiro disse ainda que, após a análise, os processos retornarão aos desembargadores, para que eles decidam sobre a concessão ou não de benefícios aos presos. ?Até agora, o Mutirão Carcerário já concedeu 400 benefícios, a maioria relativa à expedição de alvará de soltura. Com o ingresso na Justiça de 2º Grau, estaremos dando mais um importante salto nesse grande processo nacional de revisão de prisões?, destacou.
O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, membro da 1ª Câmara Criminal do TJ/Ce, destacou a iniciativa do projeto. ?O trabalho do Mutirão Carcerário, que se iniciou na Justiça de 1º Grau e agora se estende ao Tribunal de Justiça, é dos mais importantes. Havia necessidade de tal iniciativa tendo em vista as mazelas que atingem o sistema penitenciário do Estado. Será também uma grande oportunidade de se reparar e conceder um direito àqueles presos que de fato o têm?, ressaltou.
Além dos desembargadores das Câmaras Criminais do TJ/Ce, participaram da reunião o vice-presidente da Corte de Justiça, desembargador José Arísio Lopes da Costa; o corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota; o secretário-geral do TJ/Ce, Raimundo Hélio Leite; e o secretário judiciário da Corte de Justiça, Francisco Zacarias Silveira de Araújo.
Fonte: TJ/Ceará