Conteúdo da Notícia

Projeto “Justiça na Sala de Aula” promove primeiro encontro com professores e alunos na UNI7

Projeto “Justiça na Sala de Aula” promove primeiro encontro com professores e alunos na UNI7

Ouvir: Projeto “Justiça na Sala de Aula” promove primeiro encontro com professores e alunos na UNI7

O projeto “Justiça na Sala de Aula” realizou a primeira concertação na manhã desta terça-feira (21/08), no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Na ocasião, foram abordados a estrutura e o funcionamento do Sistema de Justiça para professores e alunos. O evento é promovido em parceria pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste (Uane).
“Esse projeto é uma das prioridades do presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, porque aproxima cada vez mais o Judiciário da sociedade”, destacou o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luís Eduardo de Menezes. A encontro desta manhã é a continuidade do curso, na modalidade Educação a Distância (EaD), que disponibilizou, entre abril e julho deste ano, a publicação de 12 fascículos e 12 videoaulas.
Luís Eduardo informou que as próximas etapas do projeto (após as concertações) será o recebimento da opinião dos professores que participaram e, em seguida, a entrega de libretos educativos para escolas, universidades e bibliotecas, entre outras instituições. “A ideia é que eles possam continuar cada vez mais esse processo de divulgação de informação”.
Para a coordenadora pedagógica do projeto, Ana Cristina Barros, o “Justiça na Sala de Aula” obteve sucesso além do esperado. “Tivemos uma abrangência nacional, apesar de inicialmente pensarmos que o público seria de professores da rede metropolitana de Fortaleza. Porém, foram mais de 35 mil pessoas inscritas de todo lugar do Brasil”.
O professor Gustavo Brígido, responsável pela concertação, considerou excelente a iniciativa, pois “torna mais acessível o conhecimento, as informações acerca do Poder Judiciário junto à comunidade”. Ele ressaltou ainda que o projeto viabiliza “a democratização do acesso ao conhecimento”.
Para a aluna do UNI7, Sayonara Brasil, as informações que estão sendo levadas para a sociedade e sala de aula podem ajudar na melhoria da situação do país. “A gente vive um momento muito polarizado e uma iniciativa como essa ajuda as pessoas a terem uma visão mais ampla do que é a Justiça, do que é a democracia, e do papel do Estado”.
As próximas concertações ocorrem nos dias 23, na UNILAB em Redenção, e 27 e 30, na FIC/ESTÁCIO (Sede Aldeota). Confira as fotos na galeria.
O PROJETO
Justiça na Sala de Aula é uma iniciativa que busca a aproximação do Poder Judiciário do Ceará com a sociedade, por meio do desenvolvimento de diálogo franco e permanente, levando em consideração o Plano Estratégico 2015-2020 da Instituição.
O primeiro exemplar do curso foi publicado em 26 de abril e contou com a publicação de 12 fascículos e 12 videoaulas, totalizando 120 h/a. As publicações abordaram de forma didática temas como a estrutura de funcionamento do Sistema de Justiça, efetivação dos direitos fundamentais, proteção da Criança e do Adolescente, defesa do consumidor, entre outros.
A capacitação é gratuita e tem a finalidade de promover a qualificação de professores, pedagogos e gestores em educação, além do público em geral.