Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará expõe ferramentas de Inteligência Artificial e robotização nos três dias de ExpoJud

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará expõe ferramentas de Inteligência Artificial e robotização nos três dias de ExpoJud

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) expôs ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e robotização durante os três dias do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça – ExpoJud 2025. O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF, e terminou nesta quinta-feira (16/10).

O Sistema de Análise e Resumo de Ações (Sara), integrado ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), foi uma das ferramentas exibidas. Voltada exclusivamente ao ambiente jurídico, essa IA é capaz de gerar a minuta de relatório do processo diretamente no ambiente do PJe por meio de uma interface simples e funcional. Com isso, dispensa-se a necessidade de realizar uploads ou downloads de documentos. Outra IA apresentada foi o Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas), que agrupa atos judiciais semelhantes, dando celeridade ao andamento dos processos.

“O Tribunal de Justiça do Ceará recebeu destaque pelos avanços promovidos na área, com soluções que impactam a produtividade e a qualidade das rotinas de trabalho de magistrados e servidores, tais como Midas e Sara. Foi uma excelente oportunidade de trocar conhecimentos, compartilhar experiências e constatar que os investimentos em tecnologia promovidos nos últimos anos pelo TJCE nos colocam em posição de destaque como uma organização que promove a cultura de inovação”, avaliou a cogestora dos projetos de IA e Robotização do Tribunal, juíza Ana Carolina Montenegro.

Essa foi a quarta vez que a Justiça cearense participou da ExpoJud para apresentar as soluções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud). A comitiva do TJCE ainda participou de palestras e cursos sobre Direito, Inovação e Gestão.

“A exposição foi importante para a troca de experiências com outros órgãos do Sistema de Justiça que também estão desenvolvendo ferramentas tecnológicas. Já as palestras trouxeram informações e insights interessantes para repensarmos alguns aspectos da Estratégia de Transformação Digital do TJCE”, afirmou a diretora da Unidade de Gerenciamento do Promojud, servidora Roberta Jucá.

Também integraram a comitiva do TJCE os servidores Miguel Mota dos Santos, diretor Executivo Negocial do PJe, e João Marcos, da Coordenadoria de Sustentação e Monitoramento de Automações Inteligentes da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).

Agenda2030 Promojud