TJCE e UFC firmam parceria para criar soluções inovadoras à população
- 3278 Visualizações
- 02-10-2025
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) celebraram, nesta quinta-feira (02/10) uma parceria que une conhecimento acadêmico e prática administrativa em benefício da população. A assinatura do “Protocolo de Intenções” trouxe esperança e expectativa, mostrando que pesquisas, projetos e soluções inovadoras podem nascer do diálogo entre instituições comprometidas com a justiça e o desenvolvimento social.
O Protocolo prevê a realização de estudos, desenvolvimento de tecnologias, programas de capacitação e projetos-piloto que poderão ser aplicados nas operações do Tribunal, abrangendo áreas como Direito, Engenharia, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Eficiência Energética, Inteligência Artificial e Administração Pública.
Estabelece responsabilidades compartilhadas, incluindo a criação de planos de trabalho, definição de metas e indicadores, análise de viabilidade, gestão de recursos e acompanhamento contínuo dos projetos. Também prevê a troca de informações e intercâmbios entre professores, pesquisadores e profissionais de ambas as instituições, sempre respeitando normas de privacidade e proteção de dados.
Sem envolver repasse financeiro direto, a parceria funcionará em regime de cooperação mútua, com cada parte disponibilizando recursos humanos, materiais e tecnológicos necessários para a execução das ações. O prazo de vigência é de 60 meses, podendo ser prorrogado mediante aditivo.
Entre os benefícios à população estão: soluções mais ágeis e eficientes em serviços públicos, melhoria de processos internos do TJCE e oportunidades de aprendizado prático para estudantes de graduação e pós-graduação da UFC, fortalecendo formação profissional, pesquisa e inovação.
O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, ressaltou a importância da iniciativa e a reciprocidade gerada. “Este momento da assinatura do protocolo abre portas para projetos das mais diversas áreas da Universidade, contribuindo muito para o Tribunal. Esperamos que o Tribunal possa retribuir também, sendo um campo de estudo e pesquisa para estudantes e professores”, disse.

O reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida, reforçou que a iniciativa representa um encontro de conhecimento e prática voltado para resultados concretos. “Essa parceria é um ganho para todos. A universidade tem a oportunidade de produzir pesquisas aplicadas que mostram aos nossos estudantes como sua formação pode contribuir diretamente para a sociedade. E, ao mesmo tempo, o Tribunal recebe soluções práticas para desafios do dia a dia, como a regularização patrimonial, abrindo espaço para outras oportunidades de cooperação”, afirmou.
A parceria reforça a atuação do TJCE no fortalecimento da justiça e da cidadania, unindo conhecimento e prática para entregar soluções inovadoras e eficazes à sociedade.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes na assinatura do protocolo os coordenadores do projeto, professores Jarbas Silveira e Alexandre Bertini; o presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef), Joaquim Perúcio, e o secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Pedro Sampaio – além de professores e servidores da Fastef e de servidores do TJCE.



