
TJCE e Instituto Venelouis promovem palestra sobre drogas para estudantes no Pirambu
- 1055 Visualizações
- 21-05-2014
Estudantes do Centro Educacional Moema Távora, localizado no bairro Pirambu, em Fortaleza, participaram do projeto “Amor à Vida, Crack Não”, nessa terça-feira (20/05). A iniciativa do Instituto Venelouis Xavier Pereira, em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), consiste em palestras e testemunhos sobre os problemas causados pelo consumo de drogas.
A psicanalista Rossana Brasil falou sobre a mudança comportamental que ocorre nos usuários de entorpecentes. Outro convidado foi o ex-empresário Jorge Damasceno, que contou o drama vivido pelo uso de drogas, ainda na adolescência, e a ajuda de familiares para deixar o vício. Ele disse que as pessoas são atraídas pela curiosidade e que “a dependência química não escolhe classe social, cor, raça”.
A diretora da escola, Maria Ildenir Andrade Mariano, elogiou o projeto e agradeceu o reforço que os palestrantes deram sobre a importância do estudo na vida dos jovens. O aluno Iago Henrique, do 2º ano do Ensino Médio, disse que a palestra foi bastante esclarecedora sobre o que acontece com usuários de drogas.
INSTITUTO
A parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Venelouis Xavier Pereira foi firmada em dezembro do ano passado. Além do Judiciário, a iniciativa de combate ao uso de substâncias ilícitas conta com o apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).
O Instituto Venelouis Xavier Pereira também promove projetos educativos nas áreas de meio ambiente e adoção. Todas as atividades da instituição são desenvolvidas em parceria com o jornal O Estado.