Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense disponibiliza três novas ferramentas de IA para auxiliar na tramitação de processos

Ouvir: Judiciário cearense disponibiliza três novas ferramentas de IA para auxiliar na tramitação de processos

Profissionais que atuam no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contam agora com três novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na condução dos processos e, dessa forma, dar mais celeridade ao andamento das ações, bem como uma melhor acessibilidade das partes. Denominadas de “Camaleão”, “Talia Tradução” e “Prescrições Intercorrentes”, as soluções estão disponíveis no Hub Digital e podem ser acessadas AQUI.

“O Camaleão foi desenvolvido com o objetivo de garantir a proteção e segurança de pessoas que prestam depoimento em processos judiciais e que, por decisão do juiz, podem ter a identidade preservada. Então, através da alteração da voz e da imagem da testemunha, a ferramenta possibilita que ela não seja reconhecida, fazendo com que a participação da audiência de instrução seja mais segura para essas pessoas”, explica a cogestora dos projetos de IA e Robotização do TJCE, juíza Ana Carolina Montenegro.

Já a “Talia Tradução” traduz simultaneamente a fala de uma pessoa estrangeira(o) para o português. A transcrição pode ser conferida pelas pessoas que participarem do ato para averiguar se consta tudo o que foi dito.

”Foi pensada para a aplicação das audiências de custódia. É uma situação em que o ato precisa acontecer de forma muito rápida e nem sempre é possível encontrar um tradutor juramentado para que participe daquela audiência num tempo tão curto, desde a prisão do custodiado até a realização do ato”, informa a cogestora.

A terceira nova solução de IA disponibilizada recentemente no Hub Digital do TJCE é a “Prescrições Intercorrentes”, que analisa processos de execução de título extrajudicial e de execução fiscal, resume os principais eventos e identifica se há prescrição ou um possível marco prescricional. Tudo é feito sem a necessidade de download e upload de peças. Basta que a(o) usuária(o) informe o número do processo ou anexe uma planilha com diversos números de processos. Além de auxiliar no saneamento do acervo, permite a que a força de trabalho se concentre na maior agilidade de atos que tenham eventual prescrição.

 

PROMOJUD

 

As ferramentas de Inteligência Artificial são implementadas por meio do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), que integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE. A iniciativa envolve o investimento de US$ 35 milhões para viabilizar uma mudança profunda e estrutural na Justiça estadual, com foco nos avanços tecnológicos. Os recursos são oriundos de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do próprio TJCE. Ambas as instituições são responsáveis pela supervisão do programa. Conheça mais sobre a Estratégia de Transformação Digital do TJCE clicando AQUI

Agenda2030 Promojud