Provas da segunda etapa do concurso público para Juíza(iz) Substituta(o) do TJCE são aplicadas em Fortaleza
- 6729 Visualizações
- 29-09-2025
O concurso público para ingresso na carreira da Magistratura do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) segue avançando. A aplicação da prova de sentença criminal ocorreu na tarde desta segunda-feira (29/09), enquanto as provas discursiva e de sentença cível foram realizadas nesse domingo (28). Essa é a segunda etapa do certame, que oferece 30 vagas imediatas, além de cadastro de reserva.
“Avaliação é a melhor possível. O concurso está transcorrendo dentro da normalidade, tudo muito organizado, estudado e trabalhado com detalhes. São muitas etapas, é um concurso complexo, com várias provas, e até agora está tudo perfeito”, avaliou o presidente da Comissão Organizadora e vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato, ressaltando que a expectativa é finalizar o certame no menor tempo possível para “preencher aquelas comarcas que estão vagas e, consequentemente, fornecer uma melhor prestação jurisdicional à população cearense”.
Além do desembargador Mauro Liberato, a juíza Roberta Ponte Marques Maia, secretária da Comissão Organizadora, esteve no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) na tarde desta segunda-feira para acompanhar o andamento dos trabalhos, conferindo cumprimento de horário de fechamento de portões, o lacre do malote de provas e, posteriormente, a distribuição das avaliações. No local, foram recebidos pelo coordenador do Curso de Direito, Jader Figueiredo, bem como pela equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, sob a supervisão do TJCE.
As provas também foram aplicadas no Centro Universitário Estácio de Sá, no Centro, onde a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves representou a Comissão Organizadora; e no Centro Universitário Fametro (Unifametro), no bairro Jacarecanga, que recebeu o acompanhamento do servidor Marcelo Cysne Linhares de Alencar.
No domingo, a desembargadora Tereze Neumann e o procurador de Justiça Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, representante do Ministério Público do Ceará (MPCE), acompanharam as provas no Centro Universitário Estácio de Sá; já a desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, o desembargador José Tarcílio Souza da Silva e a juíza Roberta Ponte Marques Maia estiveram na UNI7; enquanto o advogado Carlos Eduardo Romanholi Brasil, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), e o servidor Marcelo Cysne Linhares de Alencar foram à Unifametro.
Além dos já citados, integram a Comissão Organizadora do Concurso o desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, a desembargadora Jane Ruth Maia de Queiroga, a servidora Dayane Magalhães da Costa, que presta apoio aos trabalhos.
SAIBA MAIS
O Edital nº 91/2025, que trata do Concurso Público para o cargo de Juiz Substituto do Judiciário estadual, foi publicado no dia 16 de abril deste ano e oferece 30 vagas imediatas, sendo 22 destinadas à ampla concorrência, seis reservadas a candidatas(os) negras(os), uma para pessoa com deficiência, desde que a condição seja compatível com as atribuições do cargo, e uma outra vaga está direcionada a candidatas(os) indígenas.
A primeira etapa, das provas objetivas, foi realizada em 20 de julho. As candidatas e os candidatos que obtiverem aprovação nas avaliações escritas (Discursiva e Sentenças) poderão participar da terceira etapa, de inscrição definitiva, que inclui as seguintes fases: sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. Posteriormente, haverá a prova oral e, por último, a avaliação de títulos.
Todos os resultados serão disponibilizados no Portal Fundação Getulio Vargas (FGV). O concurso tem validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.



