
Projeto Solução Integrada de Gestão de Pessoas é apresentado para gestores da Justiça estadual
- 732 Visualizações
- 26-09-2014
O projeto Solução Integrada em Gestão de Pessoas, que está sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a consultoria do Instituto Publix, foi apresentado a gestores do Poder Judiciário cearense nesta sexta-feira (26/09). A reunião ocorreu no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua.
A primeira etapa do projeto envolveu um diagnóstico das políticas e práticas de Gestão de Pessoas vigentes no TJCE. Atualmente encontra-se em andamento o mapeamento de competências comportamentais, técnicas, gerenciais e estratégicas. Esse instrumento visa definir os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais que os colaboradores devem possuir ou desenvolver, para a melhoria contínua do desempenho e para que a instituição alcance seus objetivos estratégicos.
As fases seguintes serão o desenvolvimento de uma sistemática de Avaliação e Gestão de Desempenho dos servidores e o aprimoramento do modelo de Ascensão Funcional. Haverá ainda, ao final, a capacitação de multiplicadores, que irão ajudar a disseminar o projeto em toda a instituição.
O assessor especial da Presidência do TJCE, Luis Eduardo de Menezes Lima, destacou, na abertura do evento, que este “é um grande salto para a profissionalização da gestão do Poder Judiciário do Ceará”. A secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Santos Teixeira, ressaltou que a consultoria traz uma importante contribuição para a instituição, mas “o sucesso só será alcançado com o comprometimento dos servidores”.
A apresentação foi conduzida pelos consultores Mário Woortmann, Maria Lúcia Félix e Karla Noara, do Instituto Publix. Eles apresentaram as diversas etapas do projeto e destacaram os benefícios que poderão ser obtidos a partir da implementação de cada uma delas.
Dentre os benefícios do projeto, espera-se dotar o TJCE de ferramentas de Gestão de Pessoas alinhadas às práticas modernas da literatura especializada, proporcionar maior foco às iniciativas de capacitação, alinhadas a competências que tragam resultados para a organização, atender a metas específicas do CNJ sobre Gestão por Competências e, também, aprimorar os sistemas de gestão, com melhor fundamentação instrumental para promover a meritocracia.