
Projeto “Justiça e Cidadania” promove visita de estudantes à sede do TJCE
- 515 Visualizações
- 12-09-2012
Alunos dos ensinos Médio e Superior visitaram, na manhã desta quarta-feira (12/09), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Eles conheceram as instalações e assistiram a uma sessão de julgamento e à palestra do juiz auxiliar da Vice-presidência do TJCE, Cristiano Rabelo Leitão.
Os 40 estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals mostraram interesse acerca da legislação. Os jovens perguntaram ao juiz sobre assuntos como pena de morte, descriminalização da maconha e ameaça a magistrados.
Uma delas, Ligiane Gomes, quer prestar vestibular para o curso de Direito no ano que vem. “Quando me falaram dessa visita ao Tribunal, quis logo vir. Achei a realidade da Justiça muito interessante, bem diferente da visão que tinha”.
O TJCE também recepcionou 11 alunos do 2º semestre de Direito da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro). O juiz Cristiano Rabelo falou aos universitários sobre a importância da atividade prática fora da sala de aula, por meio de trabalho voluntário junto às unidades da Justiça. Segundo o magistrado, o Judiciário passa por uma nova fase, mais próxima da sociedade e integrada por meio da virtualização dos processos.
Lissa Marielle Aguiar destacou a importância da iniciativa. “Na faculdade, aprendemos a teoria e não temos uma visão mais prática de como funciona o Judiciário. Esse contato veio para engrandecer nosso conhecimento”.
Os alunos foram acompanhados pela diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal (Seplag), Clara Távora. O projeto “Justiça e Cidadania” é coordenado pela Seplag, em parceria com a Assessoria de Cerimonial do TJCE. O objetivo é aproximar Judiciário cearense e sociedade.