Conteúdo da Notícia

Preparativos para 11ª Semana pela Paz em Casa são destaque no programa “Judiciário em Evidência”

Preparativos para 11ª Semana pela Paz em Casa são destaque no programa “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Preparativos para 11ª Semana pela Paz em Casa são destaque no programa “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta edição vai mostrar os preparativos para a 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorrerá de 20 a 24 de agosto, além de outras ações voltadas ao combate à violência de gênero. As entrevistadas são as juízas Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, e Teresa Germana Lopes de Azevedo, auxiliar da unidade. O programa traz, ainda, entrevista especial com a farmacêutica Maria da Penha Fernandes, para falar sobre a evolução obtida com a Lei Maria da Penha, que completou 12 anos no último dia 7 de agosto.
Sobre a Semana pela Paz em Casa, a juíza Rosa Mendonça explica que estão agendadas, até o momento, cerca de 200 audiências no Juizado da Mulher da Capital, mas esse número pode aumentar em decorrência de pautas extras que surgem ao longo da mobilização. No período, o Juizado vai contar com o reforço de seis juízes, seis promotores e três defensores públicos, podendo ainda serem nomeados advogados para ajudar nos trabalhos.
Teresa Germana Azevedo ressaltou que, além da intensificação das audiências e sentenças, serão realizadas atividades pedagógicas nas escolas, homenagens e divulgação da Lei Maria da Penha por meio da equipe multidisciplinar do Juizado. Uma inovação será a realização de grupos reflexivos com homens autores de violência. “A gente está sempre levando à sociedade a questão da violência para que as pessoas acordem e vejam que a violência contra a mulher não é um problema só da mulher ou da Justiça, mas um problema de todos nós enquanto sociedade, e a gente não pode se calar”, afirmou a juíza Rosa Mendonça.
As magistradas também falaram sobre a atuação do Juizado na Casa da Mulher Brasileira, que foi inaugurada em junho deste ano. A unidade, nesse primeiro momento, funciona exclusivamente para a concessão de medidas protetivas de urgência. “É importante dizer que, às vezes, algumas vítimas entendem que somente se chegar a um caso de lesão grave elas poderão tomar uma providência. Mas não é bem assim. Existem várias formas de violência doméstica e todas devem ser comunicadas à Delegacia de Defesa da Mulher, que funciona 24 horas, ou por meio do telefone 180”, destacou a juíza Germana Azevedo.
O “Judiciário em Evidência” também traz reportagem sobre a realização de oficinas com servidores e magistrados que atuam no 1º Grau da Justiça, com o objetivo de planejar ações para a melhoria dos serviços judiciais nos próximos anos.
Outro destaque foi a parceria entre Poder Judiciário e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que vai permitir às famílias residentes no município acolher crianças e adolescentes em situação de abandono ou maus-tratos.
Confira ainda o primeiro curso de mediação específico para conflitos na área de saúde, promovido pelo Nupemec – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça.
O programa será exibido neste sábado (11/08), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (13/08), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (14/08), às 20h, na TV O Povo. Haverá ainda reprise nessas emissoras, nos dias 18, 20 e 21 de agosto, respectivamente.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.