PopRuaJud em Juazeiro do Norte: Mutirão fomenta acesso à cidadania e leva visibilidade a pessoas em situação de rua
- 1275 Visualizações
- 31-10-2025
“Eu vivi 15 anos na rua e foi através de uma juíza e de uma defensora pública que eu comecei a tirar meus documentos e me engajei na militância. Hoje, a gente busca que, assim como eu saí, outras pessoas também tenham essa oportunidade”. O relato é do coordenador Estadual do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Arlindo Ferreira, que participou do Mutirão PopRuaJud, realizado nesta sexta-feira (31/10), na Praça Desembargador Juvêncio Viana, em Juazeiro do Norte.
Além de participar de café da manhã e almoço, quem foi ao Mutirão pôde obter informações acerca de processos judiciais e sobre contatos da Justiça estadual e de outros órgãos públicos. Também foram ofertados diferentes serviços de cidadania, entre eles, emissão de RG e de título de eleitor, encaminhamento social e para a rede de saúde pública, vacinação, testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C e HIV, atendimento psicológico e distribuição de kits de higiene e autocuidado.
“Há muito tempo, se pensava que o problema da população de rua era somente a assistência social e não é. São pessoas que precisam de educação, saúde, documentação, precisam de seus direitos garantidos e o caminho é esse”, destacou o coordenador estadual do MNPR.
A juíza Bruna Rodrigues, titular da 1ª Vara de Pacatuba e integrante do PopRuaJud, evidenciou a importância da interiorização das ações de cidadania. “Quando a gente traz o Tribunal de Justiça e todo esse movimento social para cá, as pessoas se sentem visibilizadas, não só aqueles em situação de rua, mas também em outras vulnerabilidades sociais. Reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar para uma sociedade justa, livre e solidária, como está previsto na Constituição Federal”, detalhou.

Para Luís Cleoton Dantas, de 53 anos, o evento foi proveitoso, ampliando o acesso à alimentação, vestimentas e produtos higiênicos. “Teve tudo o que a pessoa precisa. Foi muito importante. Quem fica pela rua está passando por uma situação difícil, passando necessidade, e esse é um momento que ajuda bastante.”
POPRUAJUD
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o “PopRuaJud” é uma política voltada à garantia de serviços de cidadania, saúde e inclusão social para pessoas em situação de rua. Mutirões e seminários são realizados em parceria com o Judiciário, órgãos públicos, sociedade civil e empresas.

No âmbito da Justiça cearense, as atividades são desenvolvidas pelo Comitê Multissetorial para a Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, com a desembargadora Cleide Alves Aguiar à frente dos trabalhos.
A ação em Juazeiro do Norte contou ainda com a participação do Governo do Estado; das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha; dos Tribunais Regionais Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Federal da 5ª Região (TRF5), do Trabalho da 7ª Região (TRT7); dos Ministérios Públicos do Ceará (MPCE), do Trabalho (MPT) e Federal (MPF); das Defensorias Públicas do Estado (DPE-CE) e da União (DPU); da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); do Centro Integrativo de Naturologia Clínica e Terapias Naturais (CEINAT); do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran) e do MNPR.




