Conteúdo da Notícia

Policiais que atuam no TJCE concluem curso da área de segurança do Judiciário

Ouvir: Policiais que atuam no TJCE concluem curso da área de segurança do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), concluiu nesta segunda-feira (30/06) uma jornada histórica. O Curso de Segurança Judicial (CSJ) formou 32 profissionais — majoritariamente da Assistência Militar do Tribunal. Foram 192 horas-aula distribuídas em 22 disciplinas que uniram teoria e prática, tecnologia e filosofia, técnica e humanidade.

Durante o curso, temas como gestão de crises, uso de drones, atendimento pré-hospitalar, segurança cibernética, filosofia, armamento e estrutura do Judiciário foram tratados com profundidade. Mas, sobretudo, foram os valores invisíveis que se tornaram visíveis: respeito, preparo, empatia e compromisso.

Antes mesmo da entrega dos certificados, a solenidade teve início com um gesto de reconhecimento e afeto: os formandos prestaram homenagens ao presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, ao vice-presidente, desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato, e aos instrutores do curso. Foram entregues placas simbólicas e palavras sinceras, como forma de gratidão por uma experiência que foi, para muitos, transformadora.

“Me fez entender que força, coragem e competência não têm gênero”, emocionou-se a cabo Aline Costa, única mulher da turma. “Foi uma felicidade nesta minha jornada. Saio daqui com mais técnica, mais confiança, e levando comigo o desejo de abrir caminho para que outras mulheres também venham.”

O policial militar Adaílton Carvalho, também formando, celebrou. “O curso é de extrema importância. Ele nos aproxima da estrutura do Judiciário e agrega muito à nossa atuação. Estamos mais preparados para cumprir nosso papel com responsabilidade e lealdade.”

A cerimônia de encerramento aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), simbolizando o encontro entre a teoria jurídica e a prática da segurança. Para o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, o momento marca um divisor de águas. “Esse curso foi sonhado por anos e agora conseguimos concretizá-lo. Um curso feito dentro da nossa Casa, pensado com zelo, e que fortalece não apenas a segurança institucional, mas toda a estrutura de entrega da Justiça. Segurança hoje é também proteção de dados, da integridade das pessoas e das instituições. E isso exige preparo constante.”

 

Foto no auditório com várias(os) participantes da capacitação
O Curso de Segurança Judicial teve 192 horas-aula distribuídas em 22 disciplinas que incluíram teoria e prática

 

Ao lado dele, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato, reforçou a importância da iniciativa. “A Polícia Militar sempre esteve conosco, mas essa formação torna a parceria mais sólida, mais técnica e mais eficiente. A união entre as instituições públicas é essencial para a existência desses cursos. Ganha o TJ, ganha a sociedade.”

O curso é fruto do Termo de Cooperação Técnica nº 016/2024, firmado entre o TJCE e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Para o delegado Sérgio Pereira dos Santos, secretário-executivo da pasta, a capacitação simboliza um avanço inédito. “Já trabalhei na segurança do TJCE. Não havia essa formação. Hoje, vejo o quanto ela é essencial. A principal arma da segurança pública é o ser humano bem qualificado. Não existe tecnologia que substitua isso. A responsabilidade desses profissionais é imensa. Precisam agir com técnica, discrição, lealdade. E agora estão mais preparados para isso.”

O oficial Renato Leite Figueiredo, da célula de ensino da Aesp, acompanhou o curso e também elogiou. “É uma formação muito completa, com disciplinas diversas e conteúdos estratégicos. Para a Aesp, é um orgulho ofertar esse curso ao TJCE. É o tipo de parceria que transforma realidades e fortalece o serviço público.”

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, celebrou o pioneirismo. “É um curso criado a várias mãos, com uma matriz sólida e corpo docente de excelência. Esperamos que essa formação reflita em ações mais qualificadas e mais paz para o povo cearense.”

A aula inaugural, realizada no início do mês, já havia marcado o tom do curso. Na ocasião, o desembargador Paulo de Tarso Pires Nogueira, presidente da Comissão de Segurança Permanente do TJCE, destacou. “O Estado precisa se reconhecer. Quando Judiciário e Segurança Pública caminham juntos, todos ganham. O combate ao crime exige união, estratégia, e isso só é possível com um Estado que se organiza. Hoje demos um passo importante nessa direção.”

Um vídeo foi preparado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará, e mostra a formação e a importância do curso. Para assistir, clique AQUI

 

Agenda2030