Conteúdo da Notícia

Participantes elogiam oficina Pais e Filhos realizada pelo Centro Judiciário do Fórum

Participantes elogiam oficina Pais e Filhos realizada pelo Centro Judiciário do Fórum

Ouvir: Participantes elogiam oficina Pais e Filhos realizada pelo Centro Judiciário do Fórum

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza realizou mais uma edição da Oficina Pais e Filhos, nessa quarta-feira (28/09), no Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram casais com filhos envolvidos em ações de divórcio, disputas de guarda, agressões, entre outros conflitos.
As oficinas são coordenadas pela psicóloga Gleiciane Van Dam, que ministra as atividades junto com voluntários: mediadores e universitários de Psicologia. Os participantes são divididos em quatro grupos: dois para adultos, um para crianças entre 6 a 11 anos e o outro para adolescentes de 12 a 17 anos.
Além deles, estiveram presentes alunos do Curso para Facilitadores da Oficina da Parentalidade, que finalizaram o treinamento com atividade prática. O curso foi realizado em agosto, pelo Cejusc, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Cejusc, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na Capital, as oficinas são oferecidas duas vezes ao mês. As próximas serão nos dias 19 e 26 e de outubro.
OPINIÕES
Um dos participantes foi o professor Paulo César Rodrigues, convidado por estar envolvido em conflito relacionado à guarda do filho. Ele considerou a oficina muito informativa e esclarecedora. “Traz uma orientação que pode contribuir na condução dos conflitos causados por separação, não só para os pais, mas principalmente para as crianças”, disse.
A auxiliar de cobrança Lucivânia Vieira foi à oficina com intuito de se conciliar com o pai dos seus três filhos para aproximá-lo das crianças. Ela avaliou a iniciativa como muito interessante. “Acredito que esse sim, é o ponto de partida para as famílias terem apoio realmente, para a gente ter uma noção, um norte”, observou.