Conteúdo da Notícia

Parceria firmada pelo TJCE possibilita capacitar mulheres vítimas de violência doméstica

Ouvir: Parceria firmada pelo TJCE possibilita capacitar mulheres vítimas de violência doméstica

Mulheres vítimas de violência têm a oportunidade de se capacitar e obter uma nova fonte de renda com a parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Nesta quinta-feira (16/03), aconteceu a primeira aula da Oficina “Recriando e Aprendendo: Como utilizar material de descarte para gerar renda”, em anexo do Juizado da Mulher de Fortaleza localizado na Casa da Mulher Brasileira.

“Eu achei esse momento maravilhoso, muitas mulheres envolvidas. Essa capacitação, pra mim, é uma terapia. Nunca imaginei trabalhar com costura, mas servirá para empreender, como uma renda a mais”, disse uma das beneficiadas com a iniciativa, Daiane Maria Parente dos Santos.

A oficina é voltada para 25 mulheres vítimas de violência doméstica que passaram pelo 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, que à frente a juíza Rosa Mendonça. O grupo recebe a capacitação por cerca de uma semana por mês e é acompanhado durante três anos. Além de receber treinamento para trabalhar com artesanato usando diversos tipos de materiais, todos de descarte, visando a responsabilidade ambiental, também são trabalhadas questões envolvendo empreendedorismo. Toda a venda do material produzido pelas mulheres é revertida diretamente para elas.

A parceria com o Tribunal foi firmada por meio do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, em 2022, na gestão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Ao longo de 2022, a equipe do Juizado realizou uma séria de palestras envolvendo violência doméstica para as funcionárias, e outra série para os funcionários da Cagece, esclarecendo e tirando dúvidas sobre o assunto.

A Cagece realiza a ação “Reciclocidades” desde 2009, que é um programa de responsabilidade socioambiental que promove e apoia a formação de “grupos produtivos”, focados na reciclagem e comercialização de produtos artesanais. As professoras e o material utilizado são fornecidos pela Companhia.

JustiçaMulher