Conteúdo da Notícia

Palestra no TJCE alerta magistrados sobre os impactos causados por mudanças climáticas

Palestra no TJCE alerta magistrados sobre os impactos causados por mudanças climáticas

Ouvir: Palestra no TJCE alerta magistrados sobre os impactos causados por mudanças climáticas

A Comissão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta segunda-feira (1º/06), palestra sobre “Clima e Água: a Urgência das Ações do Poder Público”. O palestrante foi Alexandre Araújo, doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Ele falou sobre as mudanças climáticas e os impactos sobre os recursos hídricos. “Hoje o Brasil sofre uma grave crise hídrica, que mostra um problema estrutural, mas não acontece só aqui. Nós temos também a Califórnia, a China e vários locais do mundo atravessando problemas de abastecimento de água”, explicou.

Alexandre Araújo destacou que as políticas públicas adotadas no Brasil não estão de acordo com a atual situação pela qual o País passa. “Nós precisamos entender que existem limites para o crescimento de determinadas atividades econômicas e algumas são insustentáveis. O Ceará, em particular, precisaria ir para uma industrialização de baixo impacto ambiental e fazer uso de energias renováveis, e parece que esse alerta ainda não soou para os tomadores de decisão ”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comissão, desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, o objetivo do encontro foi conscientizar magistrados e servidores da Justiça estadual. “O Poder Público tem que se inserir no contexto das questões ambientais e discutir as responsabilidades com relação às mudanças climáticas, e o uso e destino da água”, disse.

Segundo o desembargador, durante o mês de junho, serão realizadas outras atividades enfocando o tema sustentabilidade. A Comissão também planeja um seminário com membros dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para conscientizar a sociedade.
“Estamos fazendo contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para, simbolicamente, fazer plantio de árvores em local a ser definido”, adiantou.

O encontro aconteceu no subsolo do Tribunal e deu início às ações programadas pelo Judiciário cearense para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Compareceram à palestra os desembargadores Francisco Barbosa Filho, Francisco Gladyson Pontes, Teodoro Silva Santos, Lisete de Sousa Gadelha, Raimundo Nonato Silva Santos, Paulo Airton Albuquerque Filho e José Tarcílio Souza Silva.