
Monitoramento de Indicadores de Desempenho é tema de palestra no Fórum Clóvis Beviláqua
- 727 Visualizações
- 25-10-2013
Servidores da área administrativa do Fórum Clóvis Beviláqua assistiram, nesta sexta-feira (25/10), a palestra sobre Monitoramento de Indicadores de Desempenho, ministrada pela coordenadora do Escritório da Qualidade do Hospital de Messejana, Dione Barros.
Durante o evento, ela ressaltou a importância de as instituições controlarem seus resultados, como forma de aprimorar a gestão e atingir os objetivos propostos. “A necessidade de monitorar o desempenho precisa ser internalizada na instituição. Essa mudança de cultura se promove com capacitação e sensibilização”, defendeu.
A ministrante orientou os participantes sobre como definir os pontos mais importantes a serem monitorados – como aqueles relacionados à missão institucional, ao planejamento estratégico e às áreas que implicam maiores riscos. Expôs também os principais requisitos a que os indicadores de desempenho devem atender, como disponibilidade dos dados a serem controlados e simplicidade no registro das informações, entre outros.
Esta foi a segunda palestra realizada por Dione Barros no Fórum. No dia 27 de setembro deste ano, ela falou sobre Excelência na Administração Pública, apresentando a experiência do Hospital de Messejana, instituição que conquistou o prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP) em 2011.
Os dois eventos fazem parte do convênio firmado entre a diretoria do Fórum e o Núcleo Regional do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), visando a qualidade dos serviços públicos prestados e a eficiência na administração da Justiça de primeira instância de Fortaleza.
Dione Barros é mestra em Saúde Pública e especialista em Gestão de Sistemas de Saúde e Unidades Assistenciais. Tem ainda MBA em Gestão Hospitalar e atua como professora e consultora organizacional em qualidade.