Conteúdo da Notícia

Mês da Consciência Negra: FCB recebe a partir desta segunda (03/11) exposição “Negro é um rio que navego em sonhos”

Ouvir: Mês da Consciência Negra: FCB recebe a partir desta segunda (03/11) exposição “Negro é um rio que navego em sonhos”

Dando início às atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, a exposição “Negro é um rio que navego em sonhos” chega ao Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) nesta segunda-feira (03/11). Composta por parte do acervo original, a mostra apresenta obras criadas com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, destacando suas contribuições históricas e sociais, bem como promover reflexões acerca da importância da igualdade racial.

Ao todo, dez fotografias de mulheres negras compõem o trabalho artístico, que faz referência ao movimento negro no Ceará, representando também aquelas cujas trajetórias foram marcadas pela luta em prol da liberdade no país. Entre os artistas que assinam as obras estão Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco, Darwin Marinho, Roberto Silva, kulumyn-açu, Luli Pinheiro, Suellem Cosme, Trojany e Wellington Gadelha.

A iniciativa conta com a curadoria de Ana Aline Furtado, que participará de roda de conversa sobre o tema, no dia 07 de novembro, às 14h. A exposição é fruto de parceria entre o FCB, o Comitê Gestor de Equidade de Gênero do TJCE, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-CE), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Instituto Mirante. As obras continuarão abertas à visitação no corredor próximo à entrada principal do Fórum até 28 de novembro.

 

SAIBA MAIS

 

O Mês da Consciência Negra foi criado para recordar a resistência histórica da população negra diante das desigualdades baseadas no colorismo da pele, celebrar as raízes africanas presentes na cultura nacional e promover reflexões que fortaleçam o combate ao racismo, ainda enfrentado diariamente pela população negra.

O penúltimo mês do ano é marcado pela celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, morto neste dia, em 1695. Durante o processo de criação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, a data foi definida como marco da luta contra o racismo.

 

EVENTO:
Exposição “Negro é um rio que navego em sonhos”
Data: 3 a 28 de novembro
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 220

Agenda2030