Conteúdo da Notícia

Magistrados cearenses abrem curso nacional sobre Jurisdição e Psicanálise

Ouvir: Magistrados cearenses abrem curso nacional sobre Jurisdição e Psicanálise

A Escola Nacional da Magistratura (ENM), com apoio da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), promove, de 7 a 9 de novembro, o III Curso de Jurisdição e Psicanálise. A evento terá início às 18h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.

O objetivo é debater o exercício da atividade jurisdicional sob a ótica da Psicanálise. Participarão da mesa de abertura a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, e o desembargador Francisco Lincoln Silva, diretor da Esmec.

Também estarão presentes os juízes Roberto Bacellar, diretor-presidente da ENM; Antônio Alves de Araújo, vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM); e Francisco Luciano Rodrigues, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/CE).

Com carga horária de 20 horas/aula, o curso vai reunir profissionais da área do Direito e da Psicanálise de todo o país. Dos 50 participantes, 17 são membros do Judiciário cearense.

A iniciativa conta também com apoio do Núcleo de Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os temas das palestras são: “Sobre o lugar do juiz: sujeito ético e responsável”; “Profanações”; “Julgamento: de onde partir, para onde ir (alguns rumos)”; “Julgar sim, enxovalhar não”; “O juiz, a audiência: do universal ao singular”; e “Julgar por metas e responsabilidade”. O Hotel Gran Marquise está localizado na avenida Beira Mar, nº 3980, no bairro Mucuripe.