
Lançada Revista Themis na Escola Superior da Magistratura do Ceará
- 1148 Visualizações
- 06-02-2015
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) promoveu solenidade de lançamento do 12º volume da Revista Themis, nessa quinta-feira (05/02). O evento ocorreu no auditório da instituição e foi aberto pelo diretor da Escola, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo.
O gestor falou sobre a importância da publicação anual, que agora tem a periodicidade regularizada. “Entregarei a administração da Esmec ao meu prezado sucessor, desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, com a nossa maior publicação rigorosamente em dia. O apoio dos membros do Conselho Editorial, da Editora do Tribunal de Justiça e dos servidores empenhados em sua confecção foi fundamental para que nossa gestão pudesse dar vazão à produção intelectual dos professores e alunos da Esmec”.
A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, que presidiu o Conselho Editorial do TJCE no biênio 2013/2015, lembrou que em dois anos foram lançados quatro volumes da Themis. Também ressaltou que a regularização da periodicidade é requisito fundamental para pleitear o Qualis, selo de classificação de obras científicas mais importante do País, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
A magistrada destacou que a edição da revista é referente ao ano de 2014, tem 602 páginas e traz 26 artigos e uma resenha. Os textos foram escritos por desembargadores, juízes, servidores e assessores do TJCE. O professor Hélio Leite, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-secretário geral do Tribunal, também colaborou, com artigo sobre a capacitação de magistrados no Judiciário estadual.
Prestigiaram a solenidade os desembargadores Durval Aires Filho, Paulo Airton Albuquerque Filho, Paulo Francisco Banhos Ponte, Francisco Barbosa Filho, Carlos Rodrigues Feitosa, Carlos Alberto Mendes Forte, Emanuel Leite Albuquerque, Francisco Gladyson Pontes e Fernando Luiz Ximenes Rocha. Também esteve presente o procurador-chefe do Centro de Estudo e Treinamento (Cetrei) da Procuradoria-Geral do Estado, César Oliveira de Barros Leal, além servidores da Justiça estadual.
Editada desde 1998, a Themis está registrada sob o ISSN 1808-6470 com o selo da Editora do TJCE e tem a indexação internacional Latindex.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Em seguida, houve o lançamento do livro “Onze Contos Reais”, de autoria do desembargador Durval Aires Filho, que está à frente da 7ª Câmara Cível do TJCE e, a partir desta sexta-feira (06/02), passa a presidir o Conselho Editorial do Tribunal. Essa é a segunda publicação do magistrado na área de ficção.
A obra, segundo descreveu, é tipicamente urbana, fala do cotidiano usando um certo lirismo. Também traz temas polêmicos, como prostituição, álcool e drogas. Depois da apresentação, ele distribuiu e autografou o livro.