Justiça Restaurativa: parceria promove acolhimento e paz para vítimas de crimes
- 1412 Visualizações
- 01-10-2025
O Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa (Nujur) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Centro Especializado de Apoio às Vítimas (Ceav) da Comarca de Fortaleza firmaram, nesta quarta-feira (1º/10), termo de parceria para ampliar o acolhimento e o cuidado às vítimas de crimes por meio de práticas restaurativas. A parceria estabelece o encaminhamento de vítimas atendidas pelo Ceav para práticas restaurativas no Nujur, criando um espaço mensal de diálogo e cuidado dedicado aos anseios e perdas das vítimas de diversos tipos penais.
Na ocasião, as primeiras pessoas encaminhadas já participaram de um círculo de construção de paz. “Eu fico muito feliz porque a justiça restaurativa tem como finalidade a paz. Então, quando a gente procura esses familiares, essas vítimas de violência, a gente está querendo restaurar a paz interna, a dignidade e também têm aquele conforto, aquela paz espiritual que a gente mais almeja”, ressaltou a desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino, coordenadora do Órgão Central de Macrogestão e Coordenação de Justiça Restaurativa.
Yane Machado, supervisora operacional do Ceav, representou a juíza Daniela Lima da Rocha, supervisora do Ceav e destacou a parceria, fundamental para garantir um cuidado mais profundo. “A parceria firmada entre Ceav e Nujur estabelece que vítimas atendidas pelo Ceav possam ser encaminhadas para práticas restaurativas no Nujur, criando um espaço mensal de diálogo e cuidado aos anseios das vítimas de diversos tipos penais.”
O termo estabelece, entre outros pontos, que o encaminhamento das vítimas será realizado pelo Ceav, cabendo ao Nujur acolher os casos e promover práticas restaurativas de forma mensal. Também prevê que, em situações específicas, poderão ser realizados encontros extraordinários, além da troca de informações para o acompanhamento do andamento das atividades conjuntas.
Também estiveram presentes as(os) juízas(es) Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Nujur, Danielle Pontes de Arruda Pinheiro e Edilberto Lima, auxiliares da Ouvidoria do Poder Judiciário.
SAIBA MAIS
O Ceav é um espaço voltado ao acolhimento e acompanhamento de vítimas de crimes e atos infracionais, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico, com a possibilidade de encaminhamentos diversos que visam minimizar os impactos oriundos da violência.
Já o Nujur atua promovendo práticas restaurativas, como os Círculos de Solução de Conflitos em atos infracionais, além dos Círculos de Diálogo e Construção de Paz, que possibilitam a ressignificação de experiências dolorosas em um espaço seguro, por meio do compartilhamento de histórias e do exercício da escuta ativa entre os participantes.



