Justiça cearense participa na Colômbia de evento do BID sobre metodologias de avaliação de impacto nos sistemas
- 1358 Visualizações
- 18-06-2025
O desenvolvimento em tecnologia e os impactos dos projetos em andamento continuam em ascensão no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na última semana, o juiz Ricardo Alexandre Costa, cogestor dos projetos de Inteligência Artificial e Robotização do TJCE, e o secretário judiciário de 1º Grau, Marcelo Fontenele, estiveram em Bogotá, na Colômbia, para participar da Impact Evaluation Design Week (IEDW), organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na ocasião, a equipe do Tribunal cearense participou de treinamento sobre as metodologias de avaliação e desenhou um processo de avaliação inicial do impacto do programa Midas. Essa ferramenta vem sendo utilizada pelo TJCE primordialmente na Secretaria Judiciária de 1º Grau. A solução de inteligência artificial (IA), que realiza o agrupamento de atos judiciais similares, foi criada a partir do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), iniciativa pioneira implementada pelo TJCE que se tornou uma prática de sucesso entre os tribunais de justiça do país.
O encontro reuniu especialistas no assunto e autoridades públicas da América Latina comprometidas com políticas públicas baseadas em evidência.
PROMOJUD
O programa integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, que envolve investimentos para promover uma mudança profunda e estrutural na Justiça cearense, com foco nos avanços tecnológicos. Até o momento, com três anos e meio de execução, 78% dos US$ 35 milhões destinados ao Programa já foram investidos. Os recursos são oriundos de empréstimos junto ao BID e do próprio TJCE. Ambas as instituições são responsáveis pela supervisão do programa. Conheça mais sobre a Estratégia de Transformação Digital do TJCE clicando AQUI.



