Conteúdo da Notícia

Judiciário reúne servidoras(es) em celebração de Natal com mensagem de renovação e esperança

Ouvir: Judiciário reúne servidoras(es) em celebração de Natal com mensagem de renovação e esperança

“Hoje, nos reunimos para celebrar dois momentos muito importantes: o nascimento de Jesus e o encerramento de um ano de muito trabalho. É uma oportunidade de partilharmos e nos ajudarmos a conduzir um ano vindouro de sucesso. É um momento que nos convoca a refletir sobre qual foi o bem que nós deixamos para nós mesmos, para nossos familiares, para aqueles que conhecemos e quem não conhecemos e experimentam dificuldades maiores que as nossas. Desejo que neste período todos possam testemunhar a paz, a liberdade de ser diferente e o amor incondicional.”

Essas foram as palavras proferidas pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, que marcaram a abertura do Ato de Natal do Poder Judiciário, realizado nessa quinta-feira (11/12). A ação, que teve início às 16 horas, no estacionamento do FCB, reuniu servidoras(es), magistradas(os), e todos os demais integrantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), bem como seus familiares, em um momento de celebração, união e renovação que marcam esta época do ano.

Com o tema “Deus está no meio de nós. Independentemente das religiões, somos suas filhas e filhos”, a festividade reuniu representantes de quatro tradições religiosas em um momento ecumênico marcado pela sensibilidade. Em meio a desejos pela paz e bem-estar de todas(os), os convidados compartilharam mensagens de acolhimento e convivência fraterna, reforçando a importância da harmonia e da solidariedade durante todos os dias do ano.

“Com essa confraternização, que prevaleça a mensagem de que precisamos parar um pouco, revisitar as nossas ações ao longo do ano que passou, nossa forma de tratarmos nossos irmãos e, assim, receber um ano novo de muitas bênçãos. Que este ambiente possa sempre conduzir aqueles que vêm em busca do amparo por meio de um caminho de verdade, justiça, seriedade e compromisso”, destacou pai Jefferson, da umbanda, em seu discurso.

 

Foto geral de um pátio com várias pessoas
Servidoras(es), magistradas(os) e familiares celebraram a união e renovaram as esperanças de um ano novo

 

Representante da igreja Católica no evento, padre Oliveira Braga Rodrigues, ressaltou o valor da reunião e da convivência inter-religiosa. “Neste momento estamos cultivando a cultura do encontro, que é fundamental para os dias atuais. Com o encontro, desfazem-se a intolerância, o preconceito, a indiferença e se combatem a prepotência, a arrogância e a autossuficiência. Independentemente da corrente religiosa, nós somos responsáveis pela promoção daquilo que é a plenitude de todos os bens, a paz, e juntar nós, líderes de crenças diferentes, nos aproxima, e assim nos comprometemos a somar forças naquilo que nos une.”

Marcos Venício do Nascimento, representando a doutrina espírita, lembrou a essência humana que conecta todas as pessoas. “Hoje, todas e todos somos seres humanos simples, que queremos a felicidade, que nossos filhos e filhas cresçam bem, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Somos todos irmãos e Deus está em cada um de nós.”

Para além do caráter tradicional, o pastor Mário Levy destacou o sentido que o Natal assume para quem o vivencia. “É uma alegria dividirmos este espaço para falar do significado do Natal. Mais do que uma tradição, o Natal é uma oportunidade de que Deus mova céus e terras para que nossas vidas encontrem um propósito verdadeiro e transformador”, disse.

 

MOMENTO DE UNIÃO

 

Com o propósito de fortalecer o compromisso com a inclusão e o respeito ao próximo, o evento contou com apresentações do Coral dos Surdos e de servidoras(es) do TJCE, que traduziram em música a mensagem de esperança e o espírito natalino. Entre as canções interpretadas estiveram “Natal todo dia” e “Vem chegando o Natal”.

 

Foto de várias pessoas surdas em apresentação
Emocionante a apresentação do Coral dos Surdos e de servidoras(es), que traduziram em música a mensagem de Natal 

 

Para quem participou do encontro, o momento foi também um espaço de reconhecimento e pertencimento. “É necessário para a nossa integração como instituição, mas principalmente para percebermos todos os momentos felizes que temos, reconhecermos nosso trabalho, nosso esforço e todas as coisas boas que fizeram parte deste ano. E esse momento inter-religioso é muito importante para que o máximo de pessoas e crenças possíveis sejam abraçadas”, relatou o servidor Márcio Bezerra de Moura Fontenele, que atua na diretoria do FCB.

Por fim, a confraternização teve a presença do Caminhão Natal de Luz, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que concluiu o momento trazendo coral itinerante de crianças e a figura do Papai Noel, que levaram encanto às famílias da Justiça cearense simbolizando o encerramento do ano de 2025.

Agenda2030