Conteúdo da Notícia

Integração da ferramenta de IA Sara ao sistema PJe do 2º Grau será disponibilizada nesta quarta-feira (18)

Ouvir: Integração da ferramenta de IA Sara ao sistema PJe do 2º Grau será disponibilizada nesta quarta-feira (18)

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disponibilizará, a partir desta quarta-feira (18/02), a integração do Sistema de Análise e Resumo de Ações (Sara) ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) do 2º Grau. Já utilizada no 1º Grau, a solução de Inteligência Artificial apoia magistradas(os) e servidoras(es) na elaboração de atos judiciais por meio da análise automatizada de documentos processuais, ampliando a eficiência da atividade jurisdicional.

A iniciativa oferece um recurso simples, intuitivo e totalmente transparente, em conformidade com a Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta é auditável e permite a elaboração de atos a partir de prompts, reduzindo o tempo dedicado a tarefas repetitivas. Com capacidade para analisar grandes volumes de documentos e resumir peças selecionadas, o sistema contribuirá para maior produtividade nos gabinetes e agilidade na prestação jurisdicional.

Com a integração ao ambiente do 2º Grau, não será mais necessário realizar uploads ou downloads de arquivos para elaborar minutas, garantindo mais segurança, fluidez e proteção dos dados. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações adicionais, as(os) usuárias(os) podem abrir chamado na Central de Atendimento em Tecnologia da Informação (Cati) do TJCE, que oferece suporte por meio da Diretoria de Inteligência Artificial.

 

SAIBA MAIS

 

A versão integrada ao PJe do 1º Grau foi lançada em julho de 2025, com interface simples e funcional. A ferramenta também permanece disponível na versão tradicional (“stand-alone”), acessível no Hub Digital.

A disponibilização da Sara no PJe do 2° Grau integra as ações contínuas do Tribunal voltadas à transformação digital e à adoção de soluções inteligentes que promovam uma Justiça mais célere, segura e eficiente.

Desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-Chefe, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), o sistema reforça a estratégia de inovação do TJCE e compõe o Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud), que já entregou diversas soluções tecnológicas para aprimorar o trabalho de magistradas(os) e servidoras(es).

A ferramenta segue as diretrizes da Resolução nº 615/2025 do CNJ, que orienta o desenvolvimento, uso e governança de sistemas baseados em inteligência artificial no Poder Judiciário.

Pje