Conteúdo da Notícia

Fórum estuda mecanismos para aperfeiçoar a Central de Apoio à Área Criminal

Fórum estuda mecanismos para aperfeiçoar a Central de Apoio à Área Criminal

Ouvir: Fórum estuda mecanismos para aperfeiçoar a Central de Apoio à Área Criminal

O Núcleo de Apoio à Gestão da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nessa terça-feira (16/06), a primeira reunião para fazer o mapeamento dos processos de suporteda Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC). Os encontros seguem até o próximo dia 30, às terças e quintas-feiras, no Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum.

O facilitador é o analista judiciário em Estatística, Elber Gonçalves. De acordo com ele, o objetivo é definir os mecanismos que darão suporte ao funcionamento da unidade, bem como os responsáveis por cada um deles. “O mapeamento evitará perda de tempo e retrabalho com encaminhamentos de demandas para quem não deve resolvê-las”, explica.

Participam da iniciativa integrantes da Central de Apoio, representantes do Departamento de Informática do Fórum e da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ao final dos trabalhos, será apresentada uma proposta de manual dos processos de suporte.

CENTRAL DE APOIO

A CIAAC foi criada em dezembro de 2012, por meio de acordo de cooperação técnica entre TJCE, Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), com interveniência da Corregedoria Geral da Justiça e da Diretoria do Fórum.

Funcionando nas dependências do Fórum, a Central oferece serviço integrado para intercâmbio de informações de interesse na área criminal, estabelecendo condições que promovam o aperfeiçoamento das atividades de competência das instituições participantes.

Também agiliza as comunicações dos atos processuais relativos a indiciado, réu ou apenado preso e a cumprimentos de alvarás de soltura. Entre os serviços prestados, estão informações sobre restrição à soltura e localização dos presos.

Sendo um órgão interno, não realiza atendimento ao público (advogados e partes) sobre tramitação de alvarás de soltura. Informações sobre processos judiciais devem ser obtidas no Telejustiça, também em funcionamento no Fórum, por meio do telefone: 3216.6000.