Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua doa material reciclável para associação de catadores de lixo

Fórum Clóvis Beviláqua doa material reciclável para associação de catadores de lixo

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua doa material reciclável para associação de catadores de lixo

A partir deste mês, todo o material reciclável recolhido nas lixeiras de coleta seletiva localizadas no Fórum Clóvis Beviláqua passa a ser destinado à Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, beneficiando famílias que vivem da catação de lixo. A primeira entrega ocorreu nessa quarta-feira (18/09), quando foram doados 246 kg de resíduos, como papelão, papel, vidro, plástico e metal.

Duas vezes por semana, a instituição deverá comparecer ao Fórum para buscar o material, utilizando caminhão próprio. A presidente da Associação, Musa Mendes Pereira, ressaltou a importância da doação. “Pegamos um material limpo e de boa qualidade. Com isso, tiramos o catador da rua e o deixamos no galpão de triagem, o que melhora as condições de trabalho”, disse.

A iniciativa inaugura as atividades do “Grupo de Apoio às Ações da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário Estadual”, instituído pela Diretoria do Fórum, por meio da Portaria nº 615/2013, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 11.

A equipe, formada por cinco integrantes, tem a atribuição de elaborar, assistir, propor, coordenar, implementar e divulgar atividades realizadas no Fórum que tenham relação com o contexto socioambiental, seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

COLETA SELETIVA

A coordenadora do Grupo, Suellen Pinheiro, ressalta a importância de todos os servidores e frequentadores do Fórum utilizarem as cerca de 200 lixeiras de coleta seletiva localizadas no prédio, respeitando a divisão por tipo de material, de modo a facilitar a doação e a reciclagem dos resíduos.

O coronel Samuel de Melo Souza, integrante do programa e diretor executivo de Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do Fórum, considera os benefícios sociais e ambientais da iniciativa. “É o início de uma ação que beneficia uma entidade, o meio ambiente e organiza a coleta seletiva”, disse.

ASSOCIAÇÃO DE CATADORES

Criada há 10 anos, a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia reúne 11 famílias que vivem da catação de material reciclável. A instituição funciona no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza (telefone: 85.3467.3419).

Os resíduos são coletados nas ruas ou recebidos de empresas privadas e instituições públicas. O material é triado para ser vendido a indústrias. Do total apurado com as vendas, 70% ficam com os catadores enquanto 30% destinam-se à manutenção da entidade.