
Fórum Clóvis Beviláqua conquista 1º lugar no Prêmio de Excelência em Gestão Pública
- 1641 Visualizações
- 14-11-2014
A Diretoria e as unidades administrativas do Fórum Clóvis Beviláqua conquistaram a categoria ouro (1º lugar) do Prêmio Ceará Gestão Pública (modelo de excelência), nível 250 pontos. Nessa faixa, concorreram 28 órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. O resultado foi anunciado, nesta sexta-feira (14/11), pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), que fará solenidade de premiação em dezembro próximo.
O diretor do Fórum, juiz Luciano Lima Rodrigues, disse que o prêmio é inédito no âmbito do Judiciário cearense. O magistrado creditou o mérito ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, por ter dado total apoio às iniciativas adotadas para a melhoria da gestão na Comarca de Fortaleza. Destacou também o empenho e compromisso da equipe de servidores.
O prêmio, parceria entre o Executivo estadual e o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), tem a finalidade de reconhecer o trabalho das organizações para a “melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão”. O GesPública é gerenciado pelo Governo Federal e tem núcleos nos estados. No Ceará, está sob a responsabilidade da Seplag.
Para concorrer ao prêmio, o órgão público deve primeiro estar adequado a oito critérios base: liderança; estratégia e planos; cidadão; sociedade; informação e conhecimento; processos (procedimentos) e resultados.
O secretário executivo do Fórum Clóvis Beviláqua, Wilton Bessa, explicou que, depois disso, a instituição precisa aderir ao programa. Nessa etapa é feita autoavaliação e, em seguida, instituído plano de melhoria. A partir daí obtém as credenciais para concorrer ao prêmio.
Wilton Bessa informou que o Fórum aderiu ao GesPública no segundo semestre de 2013, iniciando com a Diretoria e unidades administrativas. Ele disse que, em um segundo momento, poderá envolver as áreas judiciárias.