
Estudantes de escolas públicas de Messejana participam do projeto “Justiça e Cidadania” do TJCE
- 853 Visualizações
- 11-03-2014
O Judiciário estadual promoveu, nesta terça-feira (11/03), as primeiras atividades de 2014 do projeto “Justiça e Cidadania”, conjunto de ações que visam esclarecer a sociedade sobre o funcionamento das unidades judiciárias. Participaram do projeto 87 alunos de dois estabelecimentos de ensino localizados em Fortaleza.
À tarde, 35 estudantes da 9ª série da Escola José de Alencar, do bairro Messejana, conheceram a sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Eles vieram acompanhados do professor Pedro Henrique Pimenta de Sousa.
Pela manhã, a iniciativa beneficiou 52 alunos do Ensino Médio da Escola Deputado Paulo Benevides, que funciona também em Messejana. No Memorial do Judiciário, eles foram recebidos pelo servidor João Franklin. No local, tiveram uma pequena aula sobre a história do TJCE.
A apresentação de fotos, móveis, documentos e outras peças do acervo permite ilustrar as explicações e otimizar o aprendizado. A diferença entre o Pleno de 1874, com sete desembargadores, e o de hoje, com espaço para 43 integrantes, foi mostrada por meio de mobília antiga e de visita ao auditório do Pleno atual.
Para Glésio Moura, de 17 anos, foi importante saber sobre o jurista cearense Clóvis Beviláqua, autor do anteprojeto do Código Civil publicado em 1916. “Conheci o percurso que ele fez do Ceará ao Rio de Janeiro, tornando-se tão essencial para o Brasil. Vou falar isso para os meus colegas”.
Os participantes estiveram ainda na Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe e assistiram a vídeo que mostra a estrutura e as funções das varas, fóruns, juizados e setores administrativos da Justiça. Além disso, foi distribuído material educativo.
As professoras Dênia Braga Mendonça, da disciplina de Língua Portuguesa, e Semírames Sales Colares, de Educação Física, receberam certificado de participação do projeto. “É fundamental eles conheceram a forma como a Justiça e as leis foram construídas no Brasil. Esse é o momento de aprofundar conhecimentos e obter maior formação cidadã. Aqui, eles ficaram sabendo o motivo de o Judiciário existir”, destacou Semírames.
O “Justiça e Cidadania” é uma parceria entre as Assessorias de Cerimonial e Institucional do TJCE. Os telefones para agendamento são 85 – 3207.7044 ou 7052. Somente em 2013, foram beneficiados 4.266 estudantes de escolas e faculdades públicas e privadas.
Além das visitas ao Tribunal e ao Fórum Clóvis Beviláqua, são programadas palestras de magistrados nas instituições de ensino. Eles falam sobre temas de interesse social, como combate às drogas, Lei Maria da Penha e direitos das crianças e dos adolescentes.