
Estudantes de Direito visitam o Tribunal de Justiça do Ceará
- 811 Visualizações
- 14-08-2012
Universitários do 3º ao 7º semestre do curso de Direito da Faculdade Sete de Setembro (FA7) visitaram, nesta terça-feira (14/08), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Assessoria de Cerimonial.
Os alunos começaram a visita pelo Memorial do Poder Judiciário, onde conheceram parte do acervo histórico, como documentos manuscritos, fotos, mobília e objetos antigos. Camila Rossinger, estudante do 5º semestre, não tinha ideia da existência do material e ficou impressionada: “Só de ver a parte histórica, onde tudo começou, tudo feito à mão, é uma experiência muito rica”.
Em seguida, foram visitados o Departamento de Distribuição e os Setores de Protocolo e Digitalização dos Processos. Servidores do Tribunal falaram sobre os benefícios da virtualização da Justiça, da facilidade de peticionar de qualquer lugar com acesso à internet e da possibilidade de visualizar os autos, a qualquer momento, pelo computador.
Os acadêmicos de Direito também assistiram a parte da sessão da 1ª Câmara Criminal, presidida pelo desembargador Francisco Pedrosa Teixeira. O magistrado deu as boas vindas, explicou o procedimento das votações colegiadas e ressaltou a importância da aula prática, de entender como funciona o trabalho da segunda instância da Justiça. O universitário Wagner Mesquita, que pretende atuar na advocacia, ficou atento e considerou a experiência enriquecedora. “Ao participar das sessões das Câmaras, você acaba aprendendo como proceder no encaminhamento dos processos”, avaliou.
A visita foi encerrada com apresentação do Programa “Justiça e Cidadania” e palestra sobre a estrutura do Poder Judiciário, conduzida pelo assessor da Presidência do Tribunal, Luís Lima Verde, e pelo juiz auxiliar da Vice-presidência do TJCE, Cristiano Rabelo Leitão. O magistrado falou da carreira de juiz e do papel da Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec). Ele convidou os universitários a voltar e participar de outras sessões de votações. “É importante o contato com a prática para os futuros membros das diversas carreiras jurídicas”, pontuou.
O professor da disciplina Estágio I da FA7, David Oliveira, responsável pela visita dos estudantes, disse que cada aluno apresentará relatório sobre o que foi visto para debater em sala de aula e aprofundar os temas.
O projeto “Justiça e Cidadania” foi instituído pela Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE, cujo objetivo é estabelecer canal de comunicação entre o Judiciário e a sociedade. A inciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, ao menos, a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.