Diretores de unidades de Entrância Final e do 2º Grau participam do 5º Encontro com Gestores da Área Judiciária
- 1578 Visualizações
- 26-05-2025
Comprometido com a capacitação permanente, integração e o compartilhamento de informações com servidoras e servidores, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nessa sexta-feira (23/05), na Escola Superior da Magistratura (Esmec), o 5º Encontro com Gestores da Área Judiciária. Desta vez, a programação contemplou diretoras(es) de varas e juizados da Capital e de unidades de Entrância Final do Interior, bem como oficialas e oficiais de gabinete.
Para Thais Alonso, oficiala de gabinete do desembargador Luciano Lima Rodrigues, os encontros periódicos com gestores são importantes porque “aproximam as unidades judiciárias da área administrativa do Tribunal, responsável pela elaboração e o acompanhamento de metas, contribuindo para o aprimoramento do nosso trabalho”.
O diretor de Secretaria da 1ª Vara de Família de Fortaleza, Igor Mota, também considera que esses momentos são necessários para “aproximar mais o servidor da gerência do Tribunal, para tentar alinhar e andar em compatibilidade. Andar juntos para melhorar o atendimento ao público e melhorar o trato com o servidor”.
Diretora de Secretaria da 1ª Vara de Família e Sucessões de Maracanaú, Maiara de Deus Oliveira acredita que os encontros sempre agregam conhecimento. “São importantes até para que todos os diretores tenham a oportunidade de, além de ter o momento de se conhecerem, de interagirem, terem o momento de aprendizado, porque eu creio que sempre há informações muito relevantes, que acrescentam na gestão das unidades, inclusive sobre inovações.”
O evento foi aberto pelo presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto. Ao dar boas-vindas às servidoras e aos servidores, ele disse que esses momentos são fundamentais para que cada vez mais haja um equilíbrio da qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário estadual, já que as gestoras e os gestores são o elo direto com a população.

“Uma padronização traz ganhos qualitativos no serviço prestado, na entrega das decisões, da prestação judicial. E na padronização se ganha em uniformidade. Claro que boas práticas e criatividade são bem-vindas, mas na rotina, para que cada comarca, cada vara, cada juizado preste o serviço no mesmo padrão de qualidade, é preciso haver essa uniformidade. Então, aqui também, rotinas, práticas, formas de trabalhar a unidade para cumprir metas do Conselho Nacional de Justiça e metas próprias do Tribunal são disseminadas e a gente espera que isso surta um efeito multiplicador e que essas práticas sejam postas em execução de maneira uniforme”, salientou o presidente, lembrando que gestores de unidades de Entrância Inicial e Intermediária tiveram um encontro no último dia 09 de maio.
MANHÃ
A programação começou com um bate-papo sobre assédio, que foi conduzido pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no 1º Grau. A magistrada explicou sobre as ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário estadual para a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais equilibrado, justo e respeitoso, destacando que, além de contribuir para a melhoria da produtividade, o combate permanente aos diferentes tipos de assédio evita adoecimentos e reflete no bem-estar de cada indivíduo. A conversa contou com a participação da servidora Edla Maria Neves Feitosa Noronha, supervisora da 1ª Vara Cível da Comarca do Crato e membra da Comissão.
Em seguida, a juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte e o juiz Felipe Augusto Rola Pergentino Maia, auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE), falaram das iniciativas para aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais. Entre as ações está o programa “Corregedoria Mais Perto”, que começou no Crato e já passou pelas comarcas de Baturité, Mulungu, Redenção, Pacoti, Aracati, Jaguaruana e Beberibe. Acrescentaram que as unidades de Fortaleza ainda serão contempladas. O momento teve a presença da também juíza auxiliar da CGJ-CE, Ana Kayrena da Silva Freitas.
Na sequência, o secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Pedro Sampaio, apresentou os Planos de Manutenção Programada e de Obras 2025-2027. Atualmente, estão em andamento as reformas e ampliações dos Fóruns de Jucás, Acopiara, Eusébio e Juazeiro do Norte, bem como da Sede Administrativa do Tribunal, no Cambeba. Em Boa Viagem, o prédio passa por recuperação estrutural. Entre as construções, estão em obra os Fóruns de Icó, Cascavel, Nova Olinda, Aracati, Milagres e Quixeramobim. As intervenções visam garantir uma infraestrutura mais segura e acessível tanto para quem trabalha quanto para quem utiliza os serviços judiciais.
Continuando a programação da manhã, a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal, Jacqueline Lima, abordou os serviços voltados ao público interno. A atuação dos Núcleos de Justiça 4.0, que utilizam a tecnologia para trazer mais eficiência à prestação jurisdicional, foi tema da apresentação do juiz Renato Esmeraldo, responsável pelo Núcleo 4.0 – Execuções Fiscais, o primeiro instalado pelo TJCE, em abril de 2022.
Outro destaque foi o Aplicativo +Gestão. Coube ao servidor Mateus Alencar, gerente da Diretoria de Transformação Organizacional, dar detalhes sobre o funcionamento da ferramenta. Logo depois, o analista judiciário Max Melgar, da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, falou de segurança da informação e autenticação multifator.
TARDE
A programação continuou no período da tarde, com atividades direcionadas para gestores de 1º e 2º Graus. Entre os assuntos abordados estavam: Saneamento de Dados Judiciais, Inteligência Artificial (IA) e Robotização; Uso de IA generativa no Poder Judiciário; Portal de Serviços do Processo Judicial Eletrônico (PJe); Serviços Judiciais Auxiliares; Comunicações e Expedientes da Secretaria Judiciária (Sejud); Gestão Estratégica de Processos e Pessoas no Judiciário; e Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E houve a apresentação de resultados do 1º e do 2º Graus.
PRÓXIMA EDIÇÃO
No segundo semestre, os encontros estão agendados para os dias 19 de setembro, para diretoras(es) das unidades de Entrância Inicial e Intermediária do Interior, e 26 de setembro, para diretoras(es) de varas da Capital, para as unidades de Entrância Final do Interior e para oficialas e oficiais de gabinete. Todos os encontros acontecem das 9 às 17 horas.
Além disso, o TJCE promoverá o Encontro dos Assessores, marcado para o dia 16 de outubro de 2025, das 9 às 17 horas, na Esmec, sendo as vagas divididas igualmente entre 1º e 2º Graus.



