Conteúdo da Notícia

Desembargador Suenon Bastos Mota é homenageado nas Câmaras Cíveis Reunidas

Desembargador Suenon Bastos Mota é homenageado nas Câmaras Cíveis Reunidas

Ouvir: Desembargador Suenon Bastos Mota é homenageado nas Câmaras Cíveis Reunidas

O desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e ouvidor geral do Judiciário estadual, foi homenageado, nesta sexta-feira (27/06), durante a reunião ordinária das Câmaras Cíveis Reunidas. A sessão foi presidida pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha.

O magistrado se aposentará no próximo dia 7, após quase 40 anos dedicados à Justiça. A vaga será preenchida pelo critério de antiguidade. Para o desembargador Filgueira Mendes, “trata-se de um magistrado que honrou a toga herdada do pai, Valdetário Pinheiro Mota, e que deixará grande lacuna à Justiça cearense”.

O desembargador Fernando Ximenes afirmou que as homenagens são como um “tributo a sua grande prestação de serviços à magistratura do Ceará”. A desembargadora Maria Gladys Lima Vieira destacou o comportamento manso e cordial do desembargador, “exemplo para os novos juizes que ingressam na magistratura”.

O Ministério Público do Ceará (MPE/CE), representado nas Câmaras Cíveis Reunidas pela procuradora Luzanira Maria Formiga, ressaltou ainda que o desembargador Suenon Bastos deixará amigos entre procuradores e promotores de Justiça, pois foi exemplar no exercício da magistratura no Ceará.

PERFIL

Natural de Cedro, Ceará, Francisco Suenon Bastos Mota nasceu em 9 de julho de 1944. É filho de Valdetário Pinheiro Mota e Laura Bastos Mota. Casado com Fátima Maria Duarte Mota, tem três filhos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1970, tem curso de Especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Ingressou na magistratura em 3 de agosto de 1974, na Comarca de Caririaçu, onde exerceu a titularidade. Também foi titular em Mombaça, Barbalha, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Na Capital, assumiu a 2ª Vara da Infância e da Juventude. Foi membro da 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Atuou como ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua e juiz assessor da Presidência do TJCE. Também coordenou do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza.

É desembargador do TJCE desde 26 de novembro de 2009. Atualmente, preside a 5ª Câmara Cível e é ouvidor geral do Judiciário estadual. O magistrado já exerceu o cargo de presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/CE) e dirigiu a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ).