Conteúdo da Notícia

Desembargador José Arísio Lopes da Costa recebe   homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

Desembargador José Arísio Lopes da Costa recebe homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

Ouvir: Desembargador José Arísio Lopes da Costa recebe homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

O desembargador José Arísio Lopes da Costa, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), se despediu, nesta segunda-feira (13/05), dos trabalhos realizados na 1ª Câmara Cível. O magistrado irá completar o tempo de serviço para aposentadoria no próximo dia 20, depois de 42 anos dedicados ao Judiciário cearense.

Durante a última sessão de julgamento, José Arísio recebeu homenagem de desembargadores, servidores e familiares. O presidente do órgão colegiado, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, ressaltou a dedicação do homenageado à magistratura.

“Trata-se de um magistrado que desempenhou sua função com muita correção e altivez. Sempre teve essa coragem de ser magistrado, de decidir. Ele cumpriu a missão que lhe foi reservada como julgador”.

Os desembargadores Paulo Francisco Banhos Ponte e Emanuel Leite Albuquerque, membros da Câmara, elogiaram a forma como o homenageado sempre trabalhou. “Desde que o conheci, comecei a perceber o grande julgador que é. É zeloso nos votos e relacionamento com os colegas”, disse Paulo Banhos Ponte.

Para Emanuel Leite Albuquerque, o magistrado sempre foi “correto, inteligente e equilibrado”. O procurador de Justiça, Leo Bossard, representando o Ministério Público do Ceará (MPE/CE), destacou que o homenageado “combateu o bom combate no Tribunal de Justiça do Ceará. “Será o momento de encontrar nova energia e nova força para continuar contribuindo com a sociedade”, disse o procurador.

O vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, afirmou que a ausência do homenageado deixará o Tribunal “um pouco diminuído. Mas fica o exemplo de honestidade, e cabe a nós beber desse exemplo”.

Emocionado, o homenageado agradeceu a presença de todos. “Sinto-me muito bem. É a consciência do dever cumprido. Sou muito grato pelas manifestações de todos”. O magistrado lembrou dos momentos vividos na judicatura cearense e ressaltou a importância da 1ª Câmara Cível, onde começou e terminou os trabalhos no TJCE.

Também participaram os desembargadores Francisco Sales Neto (corregedor-geral da Justiça do Ceará), Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Francisco Pedrosa Teixeira, Vera Lúcia Correia Lima, Francisco Auricélio Pontes, Francisco Suenon Bastos Mota, Francisco Gladyson Pontes, Clécio Aguiar de Magalhães, Francisco Darival Beserra Primo, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Francisco Gomes de Moura, Luiz Evaldo Gonçalves Leite e Francisca Adelineide Viana. Compareceu ainda o procurador de Justiça, Luiz Eduardo dos Santos.

PERFIL

Arísio Lopes da Costa nasceu na cidade de Mombaça, a 296 km de Fortaleza. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969.

Ingressou na magistratura em 1971, tendo sido juiz nas comarcas de Ipaumirim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre, Juazeiro do Norte e Fortaleza, além de ter respondido pelas comarcas de Ibiapina, São Benedito, Camocim, Jardim, Crato e Santana do Cariri.

É desembargador do TJCE desde 19 de outubro de 2000. Assumiu a vice-presidência do Tribunal em 29 de janeiro de 2009. Durante o biênio 2011/2013, foi presidente da Corte.