Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem do Pleno do TJCE

Desembargador Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem do Pleno do TJCE

Ouvir: Desembargador Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem do Pleno do TJCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (13/02), o desembargador Francisco Auricélio Pontes. O magistrado se aposentou no último dia 16 com mais de 37 anos dedicados à magistratura cearense e 52 anos de serviço público no Poder Judiciário. O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano da Justiça estadual, fez a entrega de placa em reconhecimento ao trabalho realizado pelo homenageado.

Na ocasião, o presidente da Corte, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, afirmou que o “desembargador Auricélio cumpriu seu dever como homem e como magistrado. Ele é um exemplo de retidão, por quem tenho muita gratidão e admiração”.

O desembargador Francisco Suenon Bastos Mota destacou as qualidades do colega. “O Judiciário perde um magistrado íntegro, que sempre tomou decisões retilíneas e se comportou com nobreza”. O desembargador Francisco Gomes de Moura também enalteceu as virtudes de Francisco Auricélio. “Ele é sólidário com todos, além de ser um exemplo de cidadão e amigo”.

Ao final, o magistrado aposentado agradeceu aos demais desembargadores, familiares, servidores, representantes do Ministério Público e advogados. Lembrou ainda a trajetória como juiz de 1º Grau, especificamente quando trabalhou na 13ª Vara de Família da Capital, onde “aprendeu muitas coisas, especialmente a ser humano”.

CARREIRA

Francisco Auricélio Pontes ingressou na magistratura em agosto de 1976 como juiz substituto da Comarca de Saboeiro. Foi titular das comarcas de Saboeiro, Pacatuba, Campos Sales, Icó e Limoeiro do Norte, atuando como juiz eleitoral em quatro dessas comarcas. Também foi titular da 13ª Vara de Família e da 118ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

Em 26 de novembro de 2009, foi empossado no cargo de desembargador do TJCE. Atuou, ainda, como ouvidor geral do Tribunal de 2011 a 2013.

Durante os 52 anos de serviços prestados ao Judiciário cearense, Auricélio Pontes exerceu os cargos de oficial de Justiça em Fortaleza, escrevente compromissado do Fórum Clóvis Beviláqua, escrivão, tabelião e oficial do Registro de Imóveis das comarcas de Pedra Branca e Milagres.