Conteúdo da Notícia

Des. Suenon Bastos Mota recebe homenagem em última sessão como presidente da 5ª Câmara Cível

Ouvir: Des. Suenon Bastos Mota recebe homenagem em última sessão como presidente da 5ª Câmara Cível

O desembargador Francisco Suenon Bastos Mota participou, nesta quarta-feira (02/07), da última sessão como presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O magistrado oficializará, no próximo dia 7, aposentadoria após quase 40 anos dedicados à Justiça estadual. Estiveram presentes desembargadores, familiares, servidores e assessores.

“Procurei sempre ser fiel e servir à Justiça para julgar com retidão. Com o mesmo entusiasmo, vigor, ideal e esperanças que iniciei a minha carreira de magistrado, por força de dispositivos constitucionais, em 3 de setembro de 1974, encerro a minha atividade de julgador. Acreditei e acredito na Justiça”, disse, emocionado.

Ao final da sessão, o desembargador Clécio Aguiar de Magalhães fez a entrega de placa ao homenageado. “Representa a gratidão e o nosso reconhecimento pela firme condução dos trabalhos”. Também integram a 5ª Câmara Cível os desembargadores Francisco Barbosa Filho e Carlos Alberto Mendes Forte, que fizeram referência ao colega como homem correto, probo, cortês, equilibrado e acessível aos advogados e às partes.

O desembargador Francisco Darival Beserra Primo expressou “admiração, respeito, gratidão e reconhecimento ao grande colega, irmão e companheiro”. O desembargador Teodoro Silva Santos afirmou que o desembargador Suenon Bastos “deixa seu nome registrado nos anais da Justiça do Ceará”.

O desembargador aposentado Francisco Auricélio Pontes também destacou as qualidades do homenageado, um “magistrado probo e sereno nas decisões”. José Tarcílio Souza ressaltou a serenidade e a humildade do homenageado. Paulo Airton Albuquerque garante que “a Justiça vai perder um grande julgador, pela sua serenidade, dignidade, inteligência e prudência com que sempre conduziu seus julgamentos”.

A procuradora de Justiça Carmelita Maria Bruno Sales, representando o Ministério Público do Ceará (MP/CE), disse que o desembargador Suenon Bastos é “um amigo grandioso, iluminado e incentivador dos mais jovens na correira de magistrado”.

PERFIL

Natural de Cedro (CE), Francisco Suenon Bastos Mota nasceu em 9 de julho de 1944. É filho de Valdetário Pinheiro Mota e Laura Bastos Mota. É casado com Fátima Maria Duarte Mota e tem três filhos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1970.

Possui especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Ingressou na magistratura em 3 de agosto de 1974, na Comarca de Caririaçu, onde exerceu a titularidade. Também foi titular nas comarcas de Mombaça, Barbalha, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Na Capital, foi auxiliar da comarca de Fortaleza, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude e membro da 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, além de presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/CE). É desembargador do TJCE desde o dia 26 de novembro de 2009. Foi nomeado ouvidor-geral do Tribunal no dia 7 de abril deste ano.