Conteúdo da Notícia

Central de Atendimento Judicial fortalece relação entre advocacia e Judiciário com índice de satisfação acima de 97%

Ouvir: Central de Atendimento Judicial fortalece relação entre advocacia e Judiciário com índice de satisfação acima de 97%

Criada para reunir serviços que antes estavam dispersos em diferentes setores do Judiciário, a Central de Atendimento Judicial (CAJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem se consolidado como uma ferramenta essencial de apoio à advocacia. O modelo funciona como um “balcão único da Justiça”: em vez de percorrer corredores e guichês distintos, advogadas(os) podem resolver suas demandas em um só lugar. Entre os serviços oferecidos estão emissão de certidões judiciais, informações sobre andamento processual, orientações sobre custas, projeto-piloto de agendamento com magistradas(os) da área de precatórios, da 7ª Vara de Família e da Comarca de Barbalha, além de dúvidas gerais relacionadas a serviços judiciais.

Os resultados comprovam a eficiência. Desde julho de 2025, o TJCE passou a incluir nas pesquisas de satisfação a possibilidade de autoidentificação do público atendido. Nesse período, foram coletadas 12.245 respostas em Fortaleza, das quais 1.093 (8,93%) eram de advogadas(os). Entre esses profissionais, o índice de satisfação foi de 97,53%, demonstrando a aprovação quase unânime da classe.

“Com a CAJ, obtive uma resposta ágil e objetiva. Em outras comarcas sem a Central, o tempo de resposta é mais lento,” relata o advogado Ítalo Davi. Ele resume a experiência de centenas de profissionais da advocacia que têm encontrado na CAJ um espaço que alia agilidade, praticidade e acolhimento. Além da rapidez, os profissionais destacam a resolutividade. O advogado Luciano Bezerra Costa explica que a Central evita burocracias desnecessárias: “como, às vezes, dá algum erro você tirar uma certidão, eu compareço aqui e sou atendido diretamente”.

Para o diretor estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, a Central se tornou a principal porta de entrada de comunicação entre a sociedade e o Judiciário. “Seu impacto é extremamente positivo, assegurando que nenhum cidadão ou advogado fique sem acolhimento ou resposta. A CAJ avança constantemente, não só ampliando seus serviços com novas funcionalidades, mas principalmente qualificando o atendimento para que seja especializado, coerente e alinhado com as necessidades da sociedade. Essa dedicação à excelência no serviço é refletida em um índice de satisfação [geral] superior a 98%, comprovando sua importância vital para o acesso à Justiça”, afirma.

Ainda que opcional, já que advogadas(os) podem buscar diretamente os setores responsáveis, a CAJ se apresenta como uma alternativa mais ágil e eficiente, representando a substituição de várias filas por uma única, mais rápida e organizada. Dessa forma, a Central se consolida como muito mais do que um espaço de apoio: é um elo de confiança entre advocacia e Judiciário, reafirmando o compromisso do TJCE em oferecer um atendimento eficiente, transparente e cada vez mais humano.