Conteúdo da Notícia

Atuação da Corregedoria de Presídios contribui para esvaziar celas de delegacias da Capital em 2019

Atuação da Corregedoria de Presídios contribui para esvaziar celas de delegacias da Capital em 2019

Ouvir: Atuação da Corregedoria de Presídios contribui para esvaziar celas de delegacias da Capital em 2019

A Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza vem adotando diversas medidas para o melhor funcionamento do sistema carcerário. Entre as atribuições, que tiveram à frente o juiz Cézar Belmino, titular da 3ª Vara de Execução Penal (VEP) da Capital, está a transferência de presos das delegacias de Fortaleza para as unidades prisionais sob sua jurisdição. Em 2019, o esforço conjunto da Corregedoria com os órgãos de segurança pública permitiu o esvaziamento das celas das unidades da Polícia da Capital, com exceção da Delegacia de Capturas e Polinter, em razão de sua natureza.
O trabalho ocorreu em parceria com as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP) e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Federal e com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), do Conselho Nacional de Justiça. “O esvaziamento das delegacias de polícia trata-se de importante conquista das instituições responsáveis, por possibilitar ao preso que ingressa no sistema prisional o direito de visita, alimentação, trabalho e estudo, e por possibilitar à autoridade policial o exercício de sua atividade primordial, que é a de investigar as ocorrências registradas em sua área de jurisdição”, destacou o magistrado.
DELIBERAÇÕES
A Corregedoria de Presídios também realizou visitas a unidades carcerárias, com o objetivo de analisar a situação processual dos presos, além de verificar o estado das instalações. Em decorrência dessas inspeções, foram publicadas as seguintes portarias visando dinamizar o fluxo de presos, contornar problemas de superlotação e favorecer a ressocialização, com impacto positivo no sistema prisional do Estado:
Portaria nº 01/2019 – liberou o ingresso de presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva e Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne.
Portaria nº 02/2019 – autorizou o ingresso automático de presos oriundos de unidades prisionais localizadas no Estado do Ceará no sistema prisional sob jurisdição do Juízo de Execução Penal e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Fortaleza.
Portaria nº 03/2019 – autorizou o ingresso automático de presos no sistema prisional sob a jurisdição do Juízo da Execução Penal e Corregedoria dos Presídios da Capital, oriundos da cadeia da Superintendência da Polícia Federal, com sede Fortaleza.
Portaria nº 01/2020 – regulamentou o ingresso de presos no sistema prisional sob jurisdição da Corregedoria, mencionados nos artigos 295 do Código de Processo Penal (CPP) e 7º, inciso V, do Estatuto da Advocacia do Brasil (OAB).
Portaria nº 02/2020 – regulou o ingresso de presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL-III) e Casa Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL-IV), em face do excedente de internos.
Para otimizar o funcionamento do Juízo de Custódia na Região Metropolitana e também possibilitar o esvaziamento das unidades de Polícia nesses municípios, a Corregedoria de Presídios expediu ainda a Portaria nº 04/2019, autorizando o ingresso automático de presos, semelhante ao que ocorreu em 2016 com relação ao Juízo de Custódia de Fortaleza. A Corregedoria também destituiu o corpo diretivo do Conselho da Comunidade da Comarca de Fortaleza, por meio da Portaria nº 05/2019, com o objetivo de realizar estudos acerca da constituição de novo Conselho, com especial participação de representantes de igrejas e universidades.
PRODUTIVIDADE
De fevereiro de 2019 a janeiro de 2020, a Corregedoria de Presídios da Capital movimentou 3.794 procedimentos administrativos e arquivou 3.651. Atualmente, conta com apenas 143 procedimentos em andamento. “O desempenho de uma Corregedoria de Presídios é fruto do empenho do magistrado e de seu quadro de servidores e estagiários de Execução Penal, sem os quais as metas fixadas não lograriam qualquer êxito”, afirmou. O magistrado encerra a gestão este mês, obedecendo ao rodízio entre os juízes das Varas de Execução Penal.