Alunas(os) surdas(os) do Instituto de Educação do Ceará realizam júri simulado nesta quinta-feira (27/11)
- 1022 Visualizações
- 26-11-2025
A inclusão e a acessibilidade vêm ganhando amplo destaque nas ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Prova disso é o projeto Justiça em Libras que vai promover mais um júri simulado, desta vez para as(os) estudantes com deficiência auditiva do Instituto Cearense de Educação dos Surdos. A sessão ocorrerá nesta quinta-feira (27/11), a partir das 8h30, no Instituto que fica localizado na avenida Rui Barbosa, nº 1970 – Aldeota.
O caso que será analisado no júri simulado refere-se a um crime de racismo fictício, criado pelos próprios estudantes, o que demonstra o interesse e a motivação desses jovens pelo projeto Justiça em Libras. Eles atuarão nos papéis de juiz, promotor, réu, defensor e jurados, a fim de vivenciar a iniciativa de maneira construtiva e, assim, despertarem para a possibilidade de seguir carreira no universo do Direito.
O Justiça em Libras tem como objetivo disponibilizar o conhecimento da área do Direito para estudantes surdas(os) de Fortaleza promovendo a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência no Judiciário cearense. Também visa despertar neles o interesse e a vocação para seguirem carreira no Direito e aproximar cada vez mais o TJCE da população surda.
O julgamento contará com as orientações do juiz Marcos Aurélio Marques Nogueira, titular da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, e terá a participação de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado.
O projeto foi lançado em 29 de abril deste ano por meio de convênio entre o TJCE, o Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), o Instituto Filippo Smaldone e a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (Apada). Além da realização de júris simulados nas instituições, a iniciativa viabilizou, no último dia 11 de agosto, uma sessão de julgamento real com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os jovens. Produziu, ainda, uma série de videoaulas sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário estadual e as disponibilizou para transmissão em salas de aula.
SERVIÇO
Júri Simulado do projeto “Justiça em Libras”
Data: 27/11/2025
Horário: 08h30
Local: Instituto Cearense de Educação dos Surdos – avenida Rui Barbosa, nº 1970 – Aldeota



