
Acusados de latrocínio em Ibiapina são condenados a mais de vinte anos de reclusão
- 1173 Visualizações
- 06-03-2014
O juiz Alisson do Valle Simeão, da Vara Única de Ibiapina (a 319 km de Fortaleza), condenou à prisão quatro réus envolvidos em latrocínio. Marinaldo Arcanjo de Oliveira, Odair do Nascimento Ribeiro, Tiago Marcelo e José Jonas Castro de Morais devem cumprir, respectivamente, 25, 23, 27 e 28 anos de reclusão, em regime fechado.
Segundo os autos (nº 4153-50.2012.8.06.0087), a quadrilha foi acusada de praticar assaltos a sítios na Serra da Ibiapaba, entre setembro e novembro de 2012. No dia 8 de novembro daquele ano, três dos acusados invadiram a residência de um casal de idosos, na região da Moitinga, com o objetivo de roubar. Ao tentar proteger os idosos, a filha e o genro do casal foram atingidos por disparos de arma de fogo. As vítimas morreram no local.
Em seguida, policiais militares foram acionados e prenderam Marinaldo Arcanjo de Oliveira, Odair do Nascimento Ribeiro e Tiago Marcelo, após serem identificados por testemunhas. Durante as investigações, a polícia também prendeu José Jonas Castro de Morais, considerado líder da quadrilha e mentor dos assaltos. Em depoimento, eles negaram participação no crime. O Ministério Público estadual (MP/CE) entrou com ação pedindo a condenação dos réus por duplo latrocínio.
Ao julgar o caso, nessa sexta-feira (28/02), o magistrado considerou “o fato de que os réus são criminosos contumazes, organizados em quadrilha armada, [sendo] um deles reincidente, com imenso risco de prática de novos delitos”.
Ainda segundo o juiz, os acusados sempre agiam com extrema violência. “É de se esperar, até pela repercussão do caso, que as punições possam servir como ponto de inflexão na criminalidade da Serra da Ibiapaba, para que não ocorram novamente situações desta natureza”.