Conteúdo da Notícia

Acusado de matar rival de gangue será julgado nesta sexta-feira

Ouvir: Acusado de matar rival de gangue será julgado nesta sexta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (07/05), às 13h30, o réu Roberto da Costa Damasceno, acusado de ter matado Luiz Rufino da Silva Filho, no dia 24 de agosto de 1997. Ele responde ao processo por homicídio duplamente qualificado, motivo torpe e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido, combinado com concurso de pessoas.
O crime aconteceu por volta das 23h, na rua Alberto Oliveira, Barra do Ceará, em Fortaleza. Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu, juntamente com outro acusado no processo, Rogério Conceição Bento, e um menor, mataram Luiz Rufino com pedras, socos e pontapés.
A investigação policial apontou que réus e vítima eram integrantes de gangues rivais do bairro. No dia do crime, Luiz Rufino saía de uma churrascaria na companhia da namorada e de um amigo. Ao caminhar em direção ao seu carro, a vítima teria sido insultada pelos acusados, que estavam bebendo em um bar próximo.
A vítima começou então a trocar ofensas com o réu e seus amigos. Nesse momento, os acusados passaram a agredir Luiz Rufino, jogando pedras e desferindo socos e chutes. A namorada da vítima e o amigo conseguiram fugir das agressões, mas Luiz Rufino não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local.
Roberto da Costa Damasceno estava foragido desde o dia do crime e só foi capturado no ano passado. Atualmente ele encontra-se preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga. O outro réu, Rogério Conceição Bento, já foi julgado, no dia 4 de outubro de 2006, e condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa ficará a cargo do defensor público Gelson Azevedo Rosa. A acusação será patrocinada pela promotora Joseana França Pinto.