Conteúdo da Notícia

Mutirão de investigação de paternidade realiza 250 exames de DNA em quatro dias

Ouvir: Mutirão de investigação de paternidade realiza 250 exames de DNA em quatro dias

Mãe de duas filhas, V.S.R., de sete anos, e T.S., de 11 anos, , M.B.S. recorreu à Justiça para ter direito a registrar uma delas com o nome do pai. Por isso, ela e as filhas participaram, na tarde desta quinta-feira (06/05), do mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação?, que está sendo realizado no Fórum Clóvis Beviláqua.
As três realizaram a coleta de material genético em uma das tendas do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para que seja feito o exame de DNA. O objetivo é saber se as duas meninas são filhas do mesmo pai, que morreu há dois anos sem ter registrado a filha mais velha, de 11 anos. ?Eu quero que as minhas duas filhas tenham o nome do pai no registro. Não é justo que apenas uma delas tenha?, diz a mãe.
O caso de M.B.S. foi apenas um dos atendidos neste quarto dia de mutirão dedicado à investigação de paternidade, que somou 21 reconhecimentos voluntários de paternidade e 64 exames de DNA.
Desde a última segunda-feira (03/05), quando foi iniciado o mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação?, já foram registrados 250 coletas para exames de DNA e 99 acordos, com reconhecimentos voluntários de paternidade.
O mutirão
Criado pelo Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, que foi instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em fevereiro deste ano, o mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação? acontece até o fim deste mês. Nesta semana, vai tratar apenas de audiências conciliatórias de investigação de paternidade, das Varas de Família da Capital.
Na próxima semana, de 10 a 14 de maio, será a vez dos processos relacionados a multas de trânsito, que tramitam nas Varas de Execuções Fiscais. Já a última semana, de 24 a 28 de maio, vai ser dedicada às ações de interdição, também das Varas de Família.