Conteúdo da Notícia

3ª Câmara Cível julga improcedente indenização por danos morais de promotor de Justiça contra Estado

3ª Câmara Cível julga improcedente indenização por danos morais de promotor de Justiça contra Estado

Ouvir: 3ª Câmara Cível julga improcedente indenização por danos morais de promotor de Justiça contra Estado

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) julgou improcedente pedido de indenização feito pelo promotor S.L.C.L. contra o Estado. A decisão reforma a sentença de 1ª Instância que havia condenado o ente público a pagar R$ 193.353,40 ao promotor.
S.L.C.L. alegou nos autos (nº 491475-30.2000.8.06.0001/1) que teve o nome incluído em lista publicada no site do Governo estadual, no dia 14 de março de 2000. No documento, havia relação de servidores públicos estaduais e seus respectivos vencimentos. O promotor sustentou que a relação foi amplamente divulgada pela imprensa local, que difundiu a imagem daqueles servidores como ?marajás?.
Ele disse que os integrantes do Ministério Público (MP) estadual não são servidores, mas agentes públicos que têm política remuneratória própria, não se aplicando o teto salarial fixado para os servidores do Poder Executivo. Ele ressaltou também ter tido a honra, reputação e imagem atingidas pelo ?ato irresponsável do Governo?. Por isso, interpôs pedido de indenização por danos morais equivalente a 100 vezes o valor bruto de seus vencimentos.
Em contestação, o Estado alegou o dever da prestação de contas. Disse que o ato de publicação da lista não teve como objetivo denegrir ou difamar a conduta de nenhum dos seus servidores. Afirmou ainda que a expressão ?marajás? foi divulgada pela imprensa local e que não pode responder por ato dos meios de comunicação, que veicularam as notícias supostamente difamatórias.
Ao apreciar a matéria, o relator do processo, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, destacou que, mesmo dotados de política remuneratória própria, os integrantes do MP são pagos pelos cofres do Estado. O desembargador afirmou que, nos referidos textos, consta a expressão ?marajás? e no título da matéria publicada em revista de circulação nacional consta a expressão ?barnabés milionários?, mas mesmo se consideradas ofensivas à dignidade e à honra do promotor tais expressões não podem ser atribuídas ao Estado. A decisão foi acompanhada por unanimidade.