
2ª Câmara Criminal homenageia desembargador João Byron de Figueiredo Frota
- 1251 Visualizações
- 17-06-2013
O desembargador João Byron de Figueiredo Frota, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), se despediu, nesta segunda-feira (17/06), da Presidência dos dos trabalhos da 2ª Câmara Criminal. O magistrado completará o tempo de serviço para aposentadoria no próximo dia 24, depois de 42 anos dedicados ao Judiciário cearense.
Durante a sessão de julgamento, o presidente da Câmara recebeu homenagem de magistrados, servidores e familiares. O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, membro do órgão colegiado, ressaltou a dedicação de Byron Frota à Justiça. “Ele tem uma trajetória de honradez e se esforça para alcançar a dignidade que a nossa Justiça sempre busca”.
Outra integrante, a desembargadora Francisca Adelineide Viana, também elogiou a forma como Byron Frota atuou e destacou que “A Justiça do Ceará vai perder um grande magistrado”.
O desembargador Francisco Gomes de Moura disse que o homenageado é sempre “atencioso com os colegas. Sai íntegro de saúde e de moral. É um cidadão que admiramos por essas qualidades”. Para o desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, “seu trabalho é sinônimo, sobretudo, de decência e honradez”.
A procuradora de Justiça Diana Cavalcante, representando o Ministério Público do Ceará (MPE/CE), destacou que “a melhor coisa que fazemos em nossas vidas é ficarmos perto de pessoas honradas como o desembargador Byron Frota, um herói do Poder Judiciário”. O procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior, coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), também compareceu.
Danielle Frota relembrou a trajetória do pai, de quem só tem orgulho. “O senhor tem o dom para o Direito. Também tem senso de Justiça em casa e com os amigos. Por isso, hoje é dia de agradecer e comemorar. É o fechamento de um ciclo vitorioso de trabalho”.
O magistrado recebeu uma placa dos servidores e desembargadores da 2ª Câmara Criminal. Emocionado, ele agradeceu as homenagens. “Sempre gostei de praticar a Justiça. Como juiz, procurei a imparcialidade. Fico muito feliz com o pronunciamento de todos e espero zelar as amizades que fiz aqui”.
PERFIL
João Byron Figueiredo Frota nasceu na cidade de Crateús, a 354 km de Fortaleza. Em 1967, concluiu o curso de bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ingressou na magistratura em 1971, tendo sido juiz nas comarcas de Coreaú, Redenção, Ipú e Fortaleza, além de ter respondido pelas comarcas de Pacatuba, Aracoiaba, Baturité e Maranguape. É desembargador do TJCE, pelo critério de merecimento, desde 20 de março de 2003. Atualmente preside a 2ª Câmara Criminal.