Integrantes da Enasp reafirmam compromisso de trabalho em conjunto para alcance de resultados expressivos
- 376 Visualizações
- 20-02-2026
Um novo encontro entre integrantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) ocorreu nesta sexta-feira (20/02), na sede da Defensoria Pública do Estado, marcando assim a continuidade de uma agenda de avaliação do trabalho desenvolvido e de reforço de cooperação institucional para o ano de 2026. Desta vez, o coordenador da Enasp no âmbito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, esteve reunido com a defensora pública-geral, Sâmia Farias.
Os representantes do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública analisaram dados de ações desenvolvidas no ano passado, como a Semana Estadual do Júri e o Mês Nacional do Júri. Os gestores também discutiram o julgamento de processos envolvendo feminicídios, um dos focos da Estratégia. O diálogo também foi pautado pela busca de resultados para os próximos meses com a articulação de novas edições desses projetos e a busca pela celeridade processual. “Foi muito produtivo. Temos a Defensoria Pública como uma grande parceira, assim como o Ministério Público do Ceará, de modo a aplicar esforço no sentido de solucionar essas causas. Nós estamos sempre priorizando processos de réus presos, feminicídios, que realmente são um desafio grande dentro do sistema estadual e também nacional, bem como processos cometidos por policial ou contra policiais e ainda aqueles processos em que figuram como vítimas crianças e adolescentes”, avaliou o desembargador Eduardo Scorsafava.
Também participaram do encontro o defensor público e diretor da Central das Defensorias Públicas da Capital, Manfredo Rommel Cândido Maciel, a defensora pública e diretora da Central das Defensorias Públicas do Interior, Aline Pinho, e o subdefensor Público-Geral, Leandro Sousa Bessa.
A Enasp é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. O objetivo é promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança públicas. A iniciativa visa ainda reunir e coordenar as ações nacionais para conferir a efetividade e sustentabilidade do sistema de Justiça e Segurança Pública com reflexos na paz social e na diminuição da violência.



