Conteúdo da Notícia

Revitalização de horta por estudantes da Creche Escola do Judiciário promove cuidados alimentares e ambientais

Ouvir: Revitalização de horta por estudantes da Creche Escola do Judiciário promove cuidados alimentares e ambientais

A Creche Escola do Poder Judiciário demonstrou, nesta quinta-feira (13/11), os resultados do projeto “Pequenos Cuidadores da Natureza: Revitalizando a Horta da Creche”, voltado à conscientização ambiental e à adoção de hábitos alimentares saudáveis por parte das crianças. A iniciativa apresentou a nova horta da unidade escolar, reestruturada pelas(os) estudantes; uma feira de frutas e legumes, simbolizando o que já fora plantado e que será colhido no futuro, e uma exposição de trabalhos realizados em sala de aula, por meio das vivências que as crianças tiveram na horta. Entre as peças, estavam pinturas, colagem de folhas secas, reutilização de galhos secos, arte com garrafas pets e maquetes.

A reconstrução do espaço envolveu novos canteiros, melhoria do solo e plantio de milho, feijão, alface, cenoura, tomate, manjericão e hortelã e outras espécies. Foram aprendidas lições sobre irrigação, limpeza e cuidados diários que as plantas necessitam. Desenvolvido ao longo do ano letivo, o trabalho envolveu ainda familiares das crianças e professoras e funcionárias(os) da unidade escolar.

Crianças vendo exposição de trabalhos manuais
Exposição conta com trabalhos realizados em sala de aula, por meio das vivências que as crianças tiveram na horta

 

A ação teve a orientação do engenheiro agrônomo Marcos de Sousa Bernardo, da doutoranda em Engenharia Agrícola, Bruna Aires, e da professora do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Isabel Cristina da Silva. A parceria com a instituição ocorreu no âmbito do Projeto Horta nas Escolas, que apresenta lições de preservação do meio ambiente e de práticas de sustentabilidade.

A supervisora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou a relevância da iniciativa para a formação estudantil. “Trazer esse tema para a Creche do Poder Judiciário é uma forma de trabalhar, desde cedo, a preservação do meio ambiente. Tive a oportunidade de visitar a horta e pude perceber que os frutos já estão sendo colhidos. As crianças encontram sementes, pedem para plantar e têm cuidado. Isso é um sinal de que a preservação da natureza está sendo assimilada por elas”, afirmou.

Menina plantando semente em horta com copinhos de mudas
A preservação do meio ambiente desde cedo: crianças encontram sementes e pedem para plantar

 

Segundo a coordenadora pedagógica da Creche, Natália Tavares de Sousa, a proposta nasceu do desejo de aproximar as crianças da natureza por meio de experiências práticas e lúdicas. “Todos os dias, as turmas visitavam a horta, regavam as plantas e colhiam folhas. As professoras aproveitavam esses momentos para reforçar a importância do cuidado e da responsabilidade com o meio ambiente. O entusiasmo era visível. Hoje nós tivemos a culminância, mas o projeto vai continuar e o cuidado também”, explicou.

Para a diretora executiva da Área Judiciária do Fórum Clóvis Beviláqua, Helaine Diogo, que é mãe da aluna Beatriz, do Infantil 5, o projeto despertou novos interesses em casa. “Minha filha passou a entender de onde vêm os alimentos e a ter mais consciência sobre o que come. Ela se interessou por cozinhar e por conhecer novos vegetais. É um aprendizado que incentiva a alimentação saudável desde cedo”, destacou.

Observação semelhante foi a do secretário judiciário da Sejud de 1º Grau, Marcelo Fontenele, que é pai do aluno Airton, também do Infantil 5. “Eu acho muito importante que as crianças aprendam desde cedo sobre o meio ambiente e como proteger a natureza. Na horta, elas veem de perto como os alimentos são cultivados e levam esse conhecimento para casa. Em casa, nós incentivamos para que aprendam ainda mais e possam praticar o plantio também”, ressaltou.

Quatros crianças de mãos dadas de costas, em frente a uma horta
Entusiasmo visível: todos os dias, as turmas visitam a horta, regam as plantas e colhem folhas
Agenda2030