Conteúdo da Notícia

“Ação 60+” promove atendimentos e atividades culturais para população em shopping de Fortaleza

Ouvir: “Ação 60+” promove atendimentos e atividades culturais para população em shopping de Fortaleza

Um espaço de prestação de serviços e celebração da vida. Assim foi a “Ação 60+”, promovida nesta sexta-feira (03/10) pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, na Praça do Artesão, no shopping Iguatemi Bosque. O evento, realizado em alusão ao Dia da Pessoa Idosa, reuniu atividades culturais, atendimentos de saúde e orientações jurídicas, abertas ao público e voltadas especialmente às pessoas com mais de 60 anos.

A ação foi fruto da parceria do TJCE com o Iguatemi, o Laboratório Emílio Ribas e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Pela manhã, houve apresentação da Big Band da Universidade de Fortaleza (Unifor), seguida do lançamento da campanha “Amigo da Pessoa Idosa: seu imposto de renda promovendo dignidade na melhor idade”, que reforça a importância da destinação do imposto para o Fundo da Pessoa Idosa.

A presidente da Comissão da Pessoa Idosa, desembargadora Lira Ramos de Oliveira, enalteceu a relevância do evento. “Estamos aqui para celebrar o Dia Nacional da Pessoa Idosa e, sobretudo, para valorizar essa população que tanto já fez e continua fazendo pelo nosso Estado. Ao invés de esperar que as pessoas venham até o Tribunal, o Tribunal está vindo até elas, com serviços, cultura, informação e acolhimento. É uma forma concreta de mostrar respeito, escuta e valorização, resgatando a cidadania e reparando uma dívida histórica com a pessoa idosa.”

 

Várias mulheres sentadas prestando atendimento a uma idosa
O Judiciário disponibilizou profissionais para tirar dúvidas e prestar orientações jurídicas

 

Durante a programação, a supervisora do Laboratório de Inovação do TJCE (LabLuz), juíza Danielle Estevam Albuquerque, falou sobre o projeto de Prioridade Automática para Pessoas Idosas, desenvolvido pelo LabLuz e aprovado pela Presidência do Tribunal e a Comissão da Pessoa Idosa. A iniciativa garante, de forma proativa e automatizada, o direito de prioridade processual a quem tem 60 anos ou mais, inclusive para aqueles que completam a idade durante a tramitação do processo. Segundo a magistrada, a ferramenta elimina a necessidade de peticionamentos, reduz burocracias e assegura mais dignidade e celeridade. A juíza disse ainda que, “estar aqui, junto da população, enquanto pessoas idosas são atendidas pela CAJ e orientadas sobre seus direitos, é ver a Justiça funcionando de forma prática e inclusiva.”

O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, também se manifestou. “O Poder Judiciário, por meio da Comissão da Pessoa Idosa, tem desenvolvido políticas que não são apenas jurídicas, mas também sociais, voltadas à inclusão e à valorização dessa população. O tempo é um bem precioso, e para quem já atingiu a longevidade, os processos precisam ter tramitação mais célere e efetiva. A Justiça tem esse compromisso e continuará trabalhando para garantir direitos e dignidade às pessoas idosas.”

A palestra sobre Direito à Prioridade Processual 60+ e 80+ foi um dos destaques da programação da manhã, conduzida pelo promotor de justiça Alexandre Alcântara. Das 10h às 18h, a ação ofereceu uma programação diversa. Houve aferição de pressão, testes de glicemia e orientações nutricionais, além de atendimento jurídico pela Central de Atendimento Jurídico (CAJ) do TJCE, pela Ouvidoria do Poder Judiciário e pela Comissão da Pessoa Idosa da OAB-CE. À tarde, atividades físicas, como yoga, e uma roda de conversa sobre saúde e qualidade de vida reforçaram a importância do bem-estar físico, social e emocional.

 

Mulher com deficiência dançando em uma cadeira de rodas
O evento contou com programação variada, inclusive com apresentações culturais

 

A aposentada Maria Ribânia Freire de Moura, de 69 anos, compartilhou sua experiência. “Foi uma tarde maravilhosa, como nunca imaginei. Eu amei a consulta com a nutricionista, estava precisando muito e recebi orientações importantes para minha saúde. Além disso, dancei com minhas amigas ao som da banda de música. Foi uma alegria imensa. A Justiça cearense está de parabéns. É bom saber que ela está perto e disponível quando precisamos”.

 

Agenda2030