Inscrições abertas para palestra de lançamento do Clube de Leitura Luiz Gama
- 1826 Visualizações
- 24-09-2025
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lança, no próximo dia 6 de outubro, às 9h30, o Clube de Leitura Luiz Gama, iniciativa da Comissão de Políticas Judiciárias pela Equidade Racial (CPJER). Para marcar o lançamento do Clube de Leitura, será realizada a palestra “A questão racial e o colorismo”, conduzida pela profa. dra. Alessandra Devulsky. O evento, que ocorrerá na sede do TJCE, é aberto ao público e as inscrições estão disponíveis AQUI.
A palestra tem como objetivo apresentar reflexões sobre racismo estrutural e colorismo, tema central para compreender os desafios da equidade racial na contemporaneidade. A proposta é estimular e incentivar a construção de uma prática judicial atenta às relações raciais e comprometida com a eliminação do preconceito e da discriminação raciais.
Autora , dentre outros, do livro “Colorismo”, da coleção Feminismos Plurais (Editora Jandaíra, 2021), a palestrante convidada, advogada Alessandra Devulsky, é referência nacional e internacional nos debates sobre relações raciais, com atuação acadêmica no Brasil e no Canadá. Eleita em 2024 para o Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos da ONU, atuou como professora em diversas universidades brasileiras e, atualmente, leciona na Université du Québec à Montréal, no Canadá.
Alessandra Devulsky é cofundadora e diretora jurídica do Instituto Luiz Gama , com sede em São Paulo, e conselheira da Université de Montréal. Possui doutorado em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cuiabá.
CLUBE DE LEITURA LUIZ GAMA
O Clube de Leitura Luiz Gama pretende ser um espaço estratégico de formação e debate, estimulando uma educação jurídica antirracista e fortalecendo o compromisso do Judiciário cearense com a diversidade e a inclusão. Mesmo direcionado para integrantes do Poder Judiciário, o projeto também estará aberto à participação de membros do Sistema de Justiça e ao público interessado.
O Clube de Leitura funcionará com encontros presenciais e virtuais em turmas de estudos literários e jurídicos, conduzidos por professoras(es) e pesquisadoras(es) reconhecidas(os) em áreas ligadas ao combate ao racismo e à promoção da diversidade. A ideia é incentivar a leitura de obras literárias e jurídicas de autoras negras e autores negros, criando espaços de diálogo e aprofundamento sobre as relações raciais no Ceará e no Brasil.



