Modelos de construções sustentáveis são debatidos em curso para servidoras(es) do TJCE
- 2320 Visualizações
- 05-09-2025
Comprometido com a proteção ambiental e a capacitação permanente das equipes que atuam no Poder Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu o curso “Construções Sustentáveis”. O treinamento terminou nessa quinta-feira (04/09), na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), e reuniu profissionais da Secretaria de Administração e Infraestrutura (Seadi) do TJCE durante quatro dias, para debater ações de sustentabilidade, incluindo soluções para controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
“A atual Gestão do Tribunal de Justiça tem como um dos pilares a sustentabilidade. Já temos hoje ações em andamento, como o Plano de Descarbonização, e tenho muito orgulho de ver muitas dessas ações aqui já sendo pensadas e realizadas pela equipe. Todos saíram com muitas ideias para que a gente coloque em prática e continue melhorando esse bom caminho”, ressaltou o titular da Seadi, Pedro Sampaio.
O curso, com duração de 20 horas/aula, começou na última segunda-feira (1º/09) com a apresentação dos conceitos gerais, custos e benefícios das construções sustentáveis, ministrado pelo professor Antônio Macedo Filho. Também foram discutidas a descarbonização em prédios públicos, com a apresentação de medidas que atendam aos acordos internacionais e às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa.
Já na terça-feira (02), a programação focou em técnicas e projetos de construção, explorando a arquitetura bioclimática e estratégias para a eficiência energética em edificações, com ênfase em soluções para climas quentes. Na quarta, foram apresentadas tecnologias para “Green Buildings”, incluindo conceitos e estratégias de projeto para a promoção de melhores desempenhos ambientais e operacionais dos empreendimentos, com foco em soluções para regiões de clima quente, úmido e de baixo índice pluviométrico, como o Ceará.
A capacitação terminou com o módulo “Certificações Ambientais e Tendências da Construção Sustentável”. Foram apresentadas soluções e aplicações relacionadas a tecnologias, sistemas e equipamentos adotados em empreendimentos sustentáveis, envolvendo o uso de energia e de água, paisagismo e gestão de materiais e resíduos da construção.



