Modernização eleva produtividade da Coordenadoria de Cálculos da Sejud de 2º Grau do TJCE
- 5643 Visualizações
- 01-09-2025
Responsável pela elaboração de cálculos técnicos que auxiliam magistradas(os) e servidoras(es) na tramitação de processos, a Coordenadoria de Cálculos da Secretaria Judiciária de 2º Grau (Sejud 2) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aumentou a produtividade após a modernização dos serviços. Entre janeiro e agosto deste ano, já foram devolvidos 3.737 processos às unidades solicitantes, número superior ao total registrado em todo o ano passado, quando chegou a 3.632. A melhora refletiu no Índice de Atendimento à Demanda (IAD) e na redução do tempo médio de atendimento, que está em 36 dias úteis ou 51 corridos.
A modernização aconteceu após uma reestruturação, quando deixou de ser chamado de Serviço de Cálculos Judiciais e foi transformado em Coordenadoria. Com isso, veio a inclusão de dois supervisores graduados em Contabilidade e Economia e o reforço de estagiárias(os) de graduação e pós-graduação.
O trabalho é essencial em casos que envolvem valores financeiros, indenizações, pensões, benefícios previdenciários, correções monetárias e outros temas que exigem precisão matemática. “A especificidade e o caráter técnico da atividade, somados ao aumento da demanda, justificaram a transformação do setor e a alocação de colaboradores especializados”, destacou o titular da Sejud 2, Valdir de Almeida Filho.
Para padronizar metodologias de cálculo, a gestão atual, em conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ), criou um grupo de trabalho por meio da Portaria nº 1.048/2025. A equipe reúne juízes auxiliares da CGJ, gestores da Coordenadoria de Cálculos da Sejud 2 e da Contadoria do Fórum Clóvis Beviláqua, que atendem demandas das Varas da Capital. O objetivo é atualizar o manual de cálculos e revisar normativos relacionados à atividade.
CALCULADORA ELETRÔNICA
Para auxiliar na elaboração de cálculos judiciais, o Judiciário cearense conta com a calculadora SCJud, sistema homologado pelo TJCE que auxilia na elaboração de cálculos judiciais. A ferramenta é utilizada pela Coordenadoria de Cálculos da Sejud 2 e pela Contadoria do Fórum Clóvis Beviláqua, mas também está disponível para magistradas(os) e servidoras(es).
“Magistrados ou servidores também podem fazer uso da calculadora em cálculos menos complexos, tais como cálculos homologados, cálculos de dano moral e material e diferenças salariais com base no salário-mínimo, por exemplo. Isso evitaria o envio do processo à Contadoria”, pontua o Coordenador de Cálculos da Sejud 2, Antonio Marcelo Alencar.
Além disso, o TJCE está implementando o Sistema Laura, cedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A tecnologia está em fase de configuração e integração ao PJe, reforçando a automação dos cálculos judiciais.



