Conteúdo da Notícia

Reforma do Fórum de Boa Viagem assegura modernas instalações, acessibilidade e acolhimento à população

Ouvir: Reforma do Fórum de Boa Viagem assegura modernas instalações, acessibilidade e acolhimento à população

Mais do que paredes reformadas, a reinauguração do Fórum da Comarca de Boa Viagem, nesta terça-feira (26/08), representa um espaço de Justiça renovado para acolher a comunidade. O prédio passou por ampla reforma conduzida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebendo melhorias que garantem condições estruturais modernas, acessibilidade ampliada e mais conforto para servidoras(es), magistradas(os), advogadas(os) e todas as pessoas que buscam atendimento no Judiciário.

As intervenções incluíram recuperação estrutural, tratamento de infiltrações, adequações nas instalações elétricas, substituição e modernização dos equipamentos de climatização e atualização do sistema de áudio e vídeo do Salão do Júri. Também foi implantada acessibilidade em conformidade com a NBR 9050 (2020), eliminando barreiras arquitetônicas e assegurando melhores condições de circulação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo a Secretaria de Administração e Infraestrutura do TJCE, foram investidos R$ 2.493.078,90 na reforma, realizada ao longo de nove meses.

Durante a solenidade, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, ressaltou o simbolismo da entrega. “Para a população, para as(os) jurisdicionadas(os) de Boa Viagem e Madalena, essa obra tem um valor ainda mais elevado. É um espaço moderno e acolhedor para magistradas(os), servidoras(es), advogadas(os) e, sobretudo, para a(o) cidadã(o) que procura a Justiça. Este Fórum segue o padrão de excelência das novas construções do Judiciário no Estado e fortalece a cidadania e da prestação jurisdicional qualificada.”

O juiz Ramon Beserra da Veiga Pessoa, diretor do Fórum, que está assumindo nova missão em Aracati, também reiterou a importância da iniciativa. “Este momento representa não apenas a entrega de um prédio, mas a consolidação de um espaço de cidadania e respeito aos direitos fundamentais. Além disso, significa um pacto coletivo de que a Justiça deve estar próxima das pessoas, sensível às suas necessidades e firme na defesa da legalidade. Foram quatro anos intensos em Boa Viagem. A minha Viagem por aqui foi muito Boa, e deixo amigas(os) e memórias que guardarei para sempre.”

 

Foto com vários homens e mulheres que posaram para foto ao final do evento
A reforma foi concluída em nove meses e vai permitir atendimento mais rápido aos que buscam os serviços do Judiciário

 

A solenidade contou ainda com a presença do desembargador Djalma Teixeira Benevides, magistrado que já atuou na Comarca. “Este Fórum, agora renovado, abre ainda mais as portas da Justiça. Sei o quanto é necessário garantir à população um espaço digno, que acolhe, ouve e atende com respeito. É a cidadania sendo reafirmada no coração do Sertão Central.”

Presentes ainda ao evento a juíza auxiliar da Presidência, Sirley Cíntia Pacheco Prudência; além de autoridades civis e políticas, entre elas o prefeito de Boa Viagem, Régis Carneiro; prefeito de Madalena, Crispiano Barros Uchôa; a primeira-dama Fabiola Bezerra; vice-prefeita Elen Acefe; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Vera Lúcia Cavalcanti; representantes da OAB/CE, Polícia Militar, Corpo Técnico do TJCE e secretarias municipais.

 

INSTALAÇÃO DA CAJ

 

A reinauguração do prédio trouxe também a instalação da Central de Atendimento Judicial (CAJ), a 53ª unidade inaugurada no Interior. Por meio dela, a população pode solicitar informações sobre processos em qualquer unidade da Justiça cearense, além de orientações sobre emissão de senhas processuais, certidões, custas judiciais e autorizações de viagem.

Para o coordenador estadual da CAJ, André Café, a novidade amplia a aproximação do Judiciário com a sociedade. “É um grande investimento do Tribunal de Justiça para a(o) jurisdicionada(o). A Central é mais um braço de atendimento, oferecendo informação processual, orientação e, acima de tudo, um serviço humanizado, que é a base do nosso trabalho. A população só tem a ganhar.”

 

Foto com a imagem de três funcionárias nas suas bancadas de trabalho
O Fórum recebeu a 53ª unidade da Central de Atendimento Judicial (CAJ)

 

 

 

TjceTransparente Agenda2030