Conteúdo da Notícia

Seleção de profissionais de mediação e conciliação reforçará atuação do Cejusc de Baturité

Ouvir: Seleção de profissionais de mediação e conciliação reforçará atuação do Cejusc de Baturité

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou o resultado da seleção externa de profissionais de conciliação e mediação para atuação, de forma virtual, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Baturité. Tiveram aprovação na seleção, em ordem de classificação: Germano Oliveira Pereira, Eliana Garcia de Carvalho, Rafaela da Silva Queiroz, Milena Britto Felizola, Michele Matos Prudêncio e Márcia Suely Macambira Marques, sendo as duas últimas em cadastro reserva. Em razão da alta demanda, houve a escolha de seis pessoas entre as que candidataram (o dobro das três vagas ofertadas originalmente).

O primeiro critério adotado para a seleção foi apresentar corretamente as comprovações exigidas: certificação de conclusão do curso de formação em conciliação e mediação judicial, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/Nupemec do TJCE; cadastro ativo na plataforma “ConciliaJud”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e registro no Sistema de Gestão de Auxiliares da Justiça (SGAJ) do TJCE. O segundo critério foi a experiência.

A iniciativa marca um novo ciclo para o Cejusc de Baturité. Implantado em 2017, o Centro nasceu com a missão de promover o diálogo, a escuta e a pacificação social por meio de métodos consensuais de resolução de conflitos. Ao longo dos anos, o espaço se consolidou como um importante canal de aproximação entre o Judiciário e a sociedade, oferecendo soluções ágeis, humanas e eficazes.

A atuação de profissionais de conciliação mediação é fundamental para construir uma Justiça mais próxima das pessoas, que valoriza o entendimento e transforma o conflito em oportunidade de recomeço. Isso porque são pessoas formadas para escutar, acolher e conduzir diálogos que possibilitem acordos justos, evitando a judicialização de situações que podem ser resolvidas com sensibilidade e bom senso.

Cada audiência é uma chance de reconstrução: vínculos familiares podem ser restaurados, vizinhanças pacificadas, relações comerciais restabelecidas. Mais do que resolver processos, a conciliação e a mediação oferecem às partes a possibilidade de escrever um novo capítulo em suas histórias. Com o fortalecimento do Cejusc de Baturité, o TJCE reafirma seu compromisso com uma Justiça acessível, resolutiva e centrada nas pessoas.

Agenda2030